Metas de Janeiro

Primeiro post do ano! Não vou mais lhes desejar um 2012 assim ou assado, nem fazer retrospectivas do ano anterior. Chega desses mimimis de final de ano e retomemos nossa “programação normal”. Nada de cair na máxima de que o ano só começa mesmo depois do carnaval.

Quero começar o ano por aqui dando continuidade aos planos de férias dos quais falei no post das 12 metas. Como já disse por lá, costumo “dividir” minhas férias em três “períodos”, “etapas”, o que quiser chamar. O primeiro deles é do primeiro dia de férias ao 31 de dezembro e serve, basicamente, para eu descansar do final de semestre, me “reinstalar” na casa joaquinense e dar aquela boa organizada em tudo. O segundo é simplesmente todo o mês de janeiro, no qual posso descansar e curtir mais, sem a correria de final de ano. O último vai desde o 1º de fevereiro até o último dia de férias e é nele que eu vou me preparando para voltar a São Carlos e às aulas.

Muitos me acharam organizada demais, meio Monica Geller por causa do post das 12 metas. Não sou nenhuma control freak, nem superorganizada, gente. As doze metas foram uma forma de planejar o meu mês e não me esquecer de nada. Gostei da experiência. Deu uma sensação de dever cumprido e mês bem aproveitado no final das contas. Foi uma forma interessante de fazer os dias de folga renderem. Além disso, fui flexível. Não me torturei por não ter cumprido uma das metas, por exemplo, simplesmente a troquei por outra. Acho que temos que nos esforçar, mas não exigir mais do que conseguimos fazer. Ainda mais nas férias. As doze metas foram um guia, um incentivo, me mantiveram atenta aos meus objetivos. Talvez eu até continue fazendo essas listinhas todos os meses depois que as férias terminarem.

Bom, as metas para janeiro estão logo a seguir. No geral, espero poder curtir meu tempo livre, ler pelo menos um livro, assistir a bons filmes, reencontrar a cúpula do mal, curtir meu namorado e meus pais, estudar para minha prova de recuperação sem estresses e começar a trabalhar nas “metas de semestre novo” (minha versão para as “resoluções de ano novo”, que talvez mereça um post). Tenho outras intenções além das 10 metas desse post, mas são essas que decidi compartilhar.

Como no post das 12 metas, pretendo atualizar este com o andamento das coisas e já até comecei a trabalhar em algumas metas, como vocês podem ver.


1. “Reorganizar” meu desktop

Como ele já foi devidamente organizado em dezembro, só pretendo trocar os ícones e o wallpaper por algo não natalino. Chega de natal!

Cumprida no dia 2/1.

2. Organizar arquivos do notebook e fazer back-up

Está aí uma coisa que me dá muita preguiça, mas tenho que fazer. Depois que meu HD “morreu”, recuperei apenas algumas coisas e fui salvando tudo de qualquer jeito. Agora tenho vários arquivos para organizar e muita coisa para recuperar ainda. Por fim, pretendo fazer back-up para não ter o mesmo problema novamente.

Cumprida no dia 29/1.

3. Organizar meu Read it Later

Para quem não sabe, o Read it Later é um complemento do Firefox que te permite salvar links para “ler depois”. Eu virei a louca do Read it Later e consegui juntar 105 links para visitar depois! Pretendo visitar todos para verificar o que eu realmente quero ler, o que é dispensável, o que deve ser salvo nos favoritos, esse tipo de coisa.

Cumprida no dia 14/1.

4. Ler, pelo menos, um livro

Já disse aqui que quero recuperar minha assiduidade como leitora. As retrospectivas literárias dos meus blogs pessoais favoritos me deixaram constrangida. Teve alguém que leu 51 livros. Inacreditável! De qualquer forma, não pretendo ler tudo isso, não consigo dedicar tanto tempo à leitura. Mas quero voltar a ler mais, como eu fazia há alguns anos. Esse ano, pretendo ler, ao menos, um livro por mês. Ou seja, essa meta 4 estará em todas as minhas listinhas de metas mensais até dezembro. Se eu puder ler mais de um livro por mês, melhor ainda. Mas comecemos aos poucos.

Vou começar com Para Seguir Minha Jornada (Regina Zappa), biografia de um dos maiores artistas do país, meu “muso” Chico Buarque, como carinhosamente o chamo por aqui. O livro me parece maravilhoso, é incrivelmente bonito, repleto de fotos, imagens e documentos valiosíssimos que contam não só a história do Chico, mas também muito da história do país e da música brasileira. Estou completamente apaixonada, já o folheei mil vezes e estou ansiosa para explora-lo. Eu o ganhei de natal do primeiro-damo, mas ainda não havia começado a ler por conta do meu aniversário e do ano novo.

Cumprida no dia 31/1.

5. Postar no blog, no mínimo, sete vezes

Nas férias de julho do ano passado, postei exatas sete vezes. Pretendo fazer o mesmo agora em janeiro, manter o blog bem ativo ao longo do mês. Esse post não conta, ok?

Cumprida no dia 29/1.

6. Fazer exercícios 3 vezes por semana

Meta semelhante a nº 12 do post anterior. A diferença é que serei mais rigorosa comigo mesma dessa vez. Por causa do final de ano, fazia exercícios quando dava tempo mesmo, quando eu me animava. Esse mês pretendo fazer de 30 a 60 minutos de bicicleta às segundas, quartas e sextas.

Cumprida ao longo de todo o mês. – A partir da segunda semana, elevei minha meta para exercícios cinco vezes por semana, fazendo bicicleta de segunda a sexta e, eventualmente, caminhando.

7. Ir a São Carlos

Está marcado para sábado, dia 7. Vou com meus pais para dar um passeio, verificar como andam as coisas no meu apartamento e buscar as contas do mês para efetuar os pagamentos.

Cumprida no dia 8/1.

8. Comprar o presente de aniversário do primeiro damo

O Lu faz aniversário dia 29 desse mês. Nem preciso explicar, né?

Cumprida no dia 7/1.

9. Organizar plano de estudos para a REC

Como eu já disse, tenho uma prova de recuperação em fevereiro. Já fiquei de rec antes e, com alguma organização e bastante estudo, consegui passar com um glorioso 7. (Se você faz engenharia, sabe que cinco bola é dez.) Então, pretendo me organizar e planejar um mês de estudo para a tal prova e começar a estudar no dia 16 desse mês.

Cumprida no dia 13/1.

10. Organizar meu álbum de fotos

Ganhei um álbum lindo da Lari no meu aniversário, já cheio de fotos nossas. Como ela me deu a missão de completá-lo, pretendo reunir algumas fotos que tenho por aqui e imprimir outras. Aliás, é assim que se fala? Sou do tempo em que revelávamos fotos.

Não cumprida! Deixei para a última hora, não deu tempo.

 

17 comentários sobre “Metas de Janeiro

  1. Eu costumo fazer essas listinhas quando eu tenho muita coisa pra fazer num dia, mas nunca testei pra um mês inteiro.. mas vendo seu exemplo até que fiquei com vontade de testar.

    Beijos :*

  2. ual..preciso fazer uma lista dessas…a pior parte eu ja fiz..arrumar o guarda roupa e separar roupas para doação..srsr..agora falta ajeitar minha vida pessoal na internet, fotos antigas, pessoas antigas..um xau…srrs…

    sucesso flor

  3. Adorei o seu blog!
    Organização é tudo, não pode ser uma camisa de força, mas sem ela a gente fica sem metas e não chega a nenhum lugar direito.
    Beijos e um ótimo ano pra ti!

  4. Olá! Seu Blog é um dos meus achados do ano, tinha adicionado nos favoritos ano passado (sei, longo tempo) e vim ler hoje. Me indentifiquei bastante com seu post de metas, tmb pretendo me tornar uma leitora mais assídua este ano. Acabei deixando as leituras de lado em detrimento dos estudos.

    Enfim, ótimo blog. Venho sempre, com certeza.

    Beijos =*

  5. Muito legal esse seu esquema de metas… eu ando fazendo “to do lists” diárias, por que se não eu fico no sofá o dia todo! hauhauahuah
    Uma das minhas metas desse ano é retomar o blog e visitar os blogs que gosto… então aqui estou eu!!!
    ahuahuahuah
    beijinhos

  6. Das minhas 2 metas, estou cumprindo uma direitinho (refrigerante, só em ocasiões especiais). A outra (acordar antes da 11h nas férias), que dificuldade! hehehehe ♥

  7. Yay! Gostei de suas metas desse ano, hehehe. (:
    Gostei dessa história de estipular metas para o mês. Anda funcionando. Mas também faço minhas to do lists diárias, elas ajudam as cumprir as metas do mês também, fazendo um pouquinho por dia.

  8. A Duda é um amor, heheh. (:
    Que bom que o post te animou! É essa a intenção do post das metas, me estimular a cumprir as minhas e estimular as pessoas a criarem as suas.
    Eu também sou bem preguiçosa, por isso mesmo, as listinhas me ajudam. Gosto de dividir minhas tarefas em tarefas menores, faço listinhas pra tudo. Funciona muito bem! É um prazer riscar uma tarefa cumprida.

  9. Também é novidade para mim essa coisa das listinhas mensais, mas está funcionando bem. Eu sou adepta das listinhas, faço lista para tudo. Faço to do lists diárias, divido minhas metas e tarefas em tarefas menores… Ajuda bastante. O ideal é ir testando, ver o que funciona melhor para a gente.

Deixe um comentário

