Dani Indica: Livra Livro

Gente, hoje eu vim falar para vocês de uma rede social que não está bombando como o Pinterest (com o qual eu ainda não me acostumei e não acesso desde que fiz o cadastro), mas que gostei muito, estou usando, aprovo e indico. É um rede de troca de livros.

Eu adoro livros, mas não mantenho uma estante cheia deles. Apesar de achar lindas estantes lotadas, acho um despropósito deixar um livro acumulando poeira. A maioria dos livros que li foram emprestados de alguém ou, se comprados ou ganhados, foram passados para frente. Alguns foram dados, outros foram emprestados e nunca mais voltaram. Mas eu não ligo, só me incomodo mesmo com livro parado. Se não vou ler de novo e não tenho nenhum tipo de vínculo emocional (acontece, né), eu acabo sempre doando ou vendendo.

Por isso mesmo, gostei bastante do Livra Livro. Acho que existem outras redes sociais com o mesmo propósito, mas só conheci essa até agora. Funciona assim: você faz uma lista dos livros que tem para trocar. Se alguém se interessar, vai pedi-lo e você tem um prazo para aceitar ou não a troca e para enviar o livro pelo correio. Uma vez enviado, você disponibiliza o código de rastreio e assim que a pessoa receber o livro, lhe é creditado 1 ponto. Cada ponto pode ser usado para pedir um livro que alguém estiver disponibilizando. Bem justo e organizado, gostei bastante.

Logo na minha primeira semana no site, me pediram o Entrevista com o Vampiro. Foi bem simples: me deram um prazo de uns cinco dias para aceitar a troca e, uma vez aceita, me deram mais um prazo de cinco dias para enviá-lo. Uma vez enviado, coloquei o código de rastreamento no site e quatro dias depois, meu ponto foi creditado. É um processo meio demorado e com alguma burocracia, mas assim eles evitam que você deixe de enviar o livro e ganhe o ponto injustamente. Também impede que você gaste seu ponto com um livro que não te enviarão.

Na semana passada, recebi outro pedido, no sábado. Deixei para confirmar só na terça, já que só posso enviar amanhã. Semana que vem, provavelmente, já estarei com outro ponto. Viu? É bem fácil achar gente interessada nos nossos livros velhos.

Como eu já disse, para receber um livro, você deve ter um ponto que é conquistado ao enviar um outro livro. Você pode pedir qualquer livro que estiver disponível no site e deverá esperar que o dono aceite a troca. Para facilitar, os usuários podem fazer listas dos livros que desejam e, quando alguém disponibilizar algum deles, todos os usuários interessados recebem um e-mail.

Ainda não recebi nenhum livro, mas acho que quanto a isso, vai depender mesmo da honestidade de quem for enviar. Porque, por mais que a burocracia toda garanta que você vai receber o livro, ela não garante que ele virá em bom estado. Ao disponibilizar um livro, devemos descrever sua situação, mas sempre tem um espertinho, né? Nesse caso, o que podemos fazer é avaliar a pessoa negativamente e ajudar outros participantes a não caírem na mesma roubada. Então, aí, vale a dica: procure pedir livros a pessoas bem avaliadas.

Enfim, acho que é isso, gente. Se vocês tiverem muitos livros e quiserem dar um destino mais sustentável a eles e, de quebra, arranjar algo novo para ler, acho que o Livra Livro é uma boa opção. Assim que eu receber algum livro, conto para vocês como foi lá pelo Twitter.

8 comentários sobre “Dani Indica: Livra Livro

  1. acho que eu tinha visto você falar alguma coisa no twitter. será?
    eu tenho apego aos meus livros. até mesmo dos infantis que eu lia quando eu era pequena. minha mãe tem uma biblioteca enorme, cheia de livros (e ela sabe onde fica cada um e do que se trata cada um! :O) e eu não vejo a hora de ter uma igual! por isso não consigo me desfazer.
    mas achei a ideia muito legal. se não precisasse trocar um para ganhar um, eu já faria o cadastro porque né.. se cadastrar em redes sociais é uma das coisas que eu mais gosto de fazer :D

  2. Assim que você comentou sobre guardar livros, me lembrei do Seinfeld e danei a rir (http://www.youtube.com/watch?v=_K9K7gUyMWc); desde que assisti a esse episódio penso sobre os livros na estante. Pois é, no fundo não tem lógica ficar guardando algo que já lemos, mas sou do tipo de pessoa que dá valor emocional aos livros (louca?). Sei lá, não é questão de “querer mostrar” o que li e leio, até porque meus livros ficam guardados em um armário, mas como gosto de reler várias vezes algumas histórias, prefiro guardá-los.

    Mas é lógico que existe o outro lado da história: aqueles livros horríveis, que não faço ideia do porque comprei. Mas daí acabo vendendo pros sebos, o que também é uma forma sustentável de fazer com que eles continuem em frente e, quem sabe, encontrem alguém que os ame! hehe

    Já conhecia essa rede social e achei a ideia bacana, mas logo de cara desconfiei da honestidade alheia. Sabe como é…

  3. Eita que massa! Eu tinha até falado de trocar alguns livros que eu tenho e não quero mais um dia desses, mas eu não conhecia nada do tipo. Eu só fico com receio por ser na internet e como você mesma disse não dá pra confiar, mas eu acho que é melhor do que ficar com livro entulhado que você nem irá ler mais né?! Dica anotada Dani! ;)

    Beijo!

  4. Achei a ideia muito maneira, principalmente pra quem tem desapego com os livros como você! Já eu sou ciumenta com meus livros, e fresca, diga-se de passagem. Só empresto pra amigos e pessoas que sei que terão o mesmo cuidado que eu, tipo não usar o marcador de páginas do livro e etc… Eu emprestaria tranquilo se ele voltasse pra mim depois, hehe! :D

    Bom final de semana Dani, beijão!

  5. Muito interessante…
    mas acho que pra mim, nao daria muito certo :)
    sabe, a maioria dos livros que tenho, eu ganhei… alguns tem dedicatória, outros não, mas o momento em que ganhei muitas vezes foi tão gostoso… que gosto de manter o livro comigo… e odeio emprestar, a maioria dos livros que emprestei, infelizmente não tive um retorno legal u_u

    sem contar que tenho um hábito estranho… as vezes, do nada… lembro de determinado trecho do livro e adoro ter o livro próximo e poder reler o que lembrei hehehehe

    :*

  6. Oi Daniela, descobri o livra livro por acaso e gostaria de uma ajuda sua. Aceitei uma solicitação de troca e depois não consegui encontrar o local onde inserir o rastreamento, até vi campo rastreamento mas não estava disponível para inserir a informação e acabou que a troca foi cancelada pelo sistema porque ficou parecendo que eu não havia enviado o livro. Como você fez para inserir a informação, poderia me ajudar? Solicitei ajuda no site da livra livro mas não obtive resposta. Agradeço

  7. Uau, muito interessante isso!
    Estava justamente procurando algo desse gênero e quando encontrei não achei o site muito explicativo!
    Adorei seu post, tirou todas as minhas dúvidas!

    Tks,
    Kevelym Barros

Deixe um comentário

