O que penso sobre: Monetização dos Blogs

Na semana passada, o Volta Mundo Blogueiro publicou uma enquete no Facebook:monetizar o blog ou não? Eu não vi a publicação, fiquei sabendo dela apenas essa semana, através de um post que resume parte das opiniões. Invejei (mentira) e também quero entrar na brincadeira e dizer o que pensa. Achei que poderia rolar um post bacana, então, cá estou eu.

Confesso que sou uma blogueira um tanto conservadora, meio old school. Comecei em 2003, durante o boom do dito “diário virtual”. Meus primeiros blogs foram bem ruins, com direito a gifs piscantes e pouquíssimo conteúdo escrito, mas foram os bons blogs pessoais daquela época – como o Just Lia – que me inspiraram a aperfeiçoar a aparência e o conteúdo dos meus blogs. Por isso mesmo, gosto de manter as boas características daquele tempo, principalmente a pessoalidade. A diferença dos blogs para as outras mídias, e o que fazia deles algo tão interessante e inovador, era justamente eles terem a “cara do dono”. Eram as opiniões dadas sem meias palavras, a falta da necessidade de imparcialidade do jornalismo, a falta de um comprometimento que limita os textos dentro de modelos, quantidade de linhas e uma série de frescuras que tira um pouco da liberdade de quem escreve. E essa era a beleza dos blogs pessoais: a liberdade e uma consequente autenticidade.

Isso não quer dizer, de forma alguma, que me prendo ao mundo blogueiro de 2003. Ele mudou muito ao longo dos anos, com a popularização da Internet, o surgimento das redes sociais, a banda larga, a Internet móvel e tantas outras ferramentas e tecnologias que tornou o trabalho do blogueiro mais fácil e, ao mesmo tempo, mais complexo. Mas, como eu já disse, prezo pela manutenção da liberdade, da autenticidade e da pessoalidade dos blogs de 2003. E vejo a monetização como uma ameaça a tudo isso.

É claro que é possível fazer dinheiro com o blog e manter essas qualidades. A Lia faz isso muito bem, mas não considero mais o Just Lia como um blog pessoal. Não mais, ele se tornou um blog de variedades, assim como tantos outros. Não consigo ver um blog com anúncios ou publieditoriais como um blog pessoal.

Isso não significa que eu seja contra a monetização. Mas acho que é preciso cuidado para não perder aquelas características básicas de um blog. É preciso tomar cuidado para não perder a originalidade, o blogueiro é dono do blog, não a empresa anunciante. É preciso ser honesto com o leitor, dar sua opinião de verdade. Essa é a essência de um blog: a opinião. Também é preciso deixar claro quando um post é patrocinado, quando é um publieditorial. Por fim, acho essencial selecionar bem os patrocinadores. Não rola anunciar um produto no qual não se confia, o qual não se recomendaria; ou que não tenha nada a ver com o blog. Coerência, né, gente?

Enfim, acho que é isso. Sou a favor da monetização, mas com muito cuidado. Não vale enganar o leitor, nem se deixar vender a opinião. Por favor, né?

“… quando um blogueiro critica tal marca e depois anuncia pela mesma, só porque o cara pagou. Além de perder todo o mérito, ele perde a opinião.” Van Guedes

“Também acredito que monetizar é legal, desde que conscientemente. Sem “camuflar” os publiposts ou anunciar marcas/produtos que não se encaixam ao assunto do blog ou sem pensar na qualidade do anuncio em questão. Admiro e MUITO os blogueiros que conseguem monetizar sem perder a dignidade.” Verônica Helen

“Os blogs foram perdendo identidade e a ‘alma’ de quem escreve, que se dedicava e tinha a coragem de receber comentários bons ou ruins.” Lena Lucky

“Acredito que não há nada de errado em o blogueiro conseguir lucros financeiros através de seu espaço. O que eu não concordo é em alguém promover um produto ruim como se fosse bom somente para alcançar lucros. Afinal se este blogueiro conseguiu chamar a atenção de alguma empresa para financiar seus posts é por que ele tem um alcance enorme de leitores e acaba se tornando formador de opinião. O Post pode ser financiado, não a sua opinião. A sua posição não pode ser conveniente. Tem de ser verdadeira.” Rita de Cássia

“Sou contra over SEO e over monetização. Acho palhaçada entupir a página de anúncios e etc. Mas acredito que todo mundo tenha direito de explorar o talento que tem para a escrita.” Raphaella Reis

Mais?

6 comentários sobre “O que penso sobre: Monetização dos Blogs

  1. Achei a postagem super válida, e essa semana eu estava conversando com amigos e namorado justamente sobre isso. Na verdade, estava brigando³³² sobre esse assunto.
    Óbvio que eu entendo que o dinheiro do lucro vai pra manter o site, que esse investimento acaba fazendo o conteúdo melhorar e etc.
    O problema é quando o conteúdo piora, com aquele monte de anúncios, propagandas e postagens criando falsas expectativas sobre produtos que alguém com certeza já testou e sabe que não são tão bons assim.
    Também sou uma blogueira oldschool (lembra do fórum By Marina? De quando o Evelyn's Place era só um blog com tutoriais e nenhum conteúdo?) e não consigo me conformar com os blogs virando vitrines MAS admito que compro horrores usando os códigos de desconto que as blogueiras divulgam nas parcerias, haha.

  2. eu não tenho uma opinião formada sobre isso. minha cunhada foi convidada para postar no blog de uma linha da boticário voltada para gestantes, enquanto ela estava grávida, e ela recebi uma boa grana pra isso – e nem precisava ficar fazendo propaganda do produto, era só postar sobre a gravidez (com algumas regras lá). eu achei o máximo e quis muito fica grávida, haha. mas era terrível porque, por exemplo, se ela perdesse o bebe ela tinha que devolver todo o dinheiro :O

    mas enfim, eu não curto muito esse negocio de ficar fazendo propaganda porque se esta sendo pago. a gente sempre fica na dúvida se é real ou não. eu acho que o ideal, para mim, seria uma coisa do tipo “curti seu blog, vou te dar 1000 reais pra você não parar de postar nele”. meio o que um mecenato ;) dessa forma eu não teria problema nenhum em receber dinheiro XD

  3. Concordo com o que você falou do Just Lia. Os blogs mudaram sim. Acho que o único que conheço e se mantem super pessoal é o Bonita Flor da Jess. O resto virou monetizado. Pois é… Volta mundo blogueiro! :)

  4. Concordo plenamente com você! Sabe, eu me cadastrei no Adsense do Google e coloquei um spam na lateral do blog, mas tomei o maior cuidado (com fonte, cor, etc) pra não ficar algo gritante, de mau gosto. Não acho nada demais incluir uma propranga desde que isso não faça do blog uma loja de conveniências. É terrível certos sites que colocam banners em todos os cantos, por todos os lados! Às vezes fico perdida, sem saber onde clicar pra ler o texto completo ou, sei lá, visitar um marcador específico. O que acaba acontecendo? Eu saio do blog, e provavelmente nunca mais o acesso de novo. Tudo tem limite e cada qual deveria saber o seu.

    Ótimo texto! E Feliz Páscoa atrasado! :)

  5. Eu sinto saudades desse tempo também. Gostava tanto de quando eu entrava em um blog e ele fala do autor, das coisas que ele gostava, do que ele tinha feito… Fiz tantos amigos assim! Olhando pros blogs de hoje, acho dificil ver como eu poderia fazer amigos com um blog ;x

  6. Olá, vim conhecer seu espaço e adorei esta postagem :)

    Semana que vem vai um artigo meu ao ar que fala justamente desta busca desenfreada por dinheiro e sucesso o que está praticamente assassinando a essência dos blogs… A alguns meses cogitei fazer a monetização, mas como meu blog é de variedades, comportamento etc, não achei nada que se encaixasse sem destoar do conteúdo… até arrisquei alguns anúncios, mas me dava aflição ver aquela coisa feia lá rsrs e sem ter nada a ver com meu espaço e sim ao bel prazer do anunciante…
    respeito e admiro muito que monetiza e fez do blog um ganha pão, mas vejo os blogueiros deixando de lado coisas importantes como interagir onde quiser ou fazer parcerias com quem deseja, e até mesmo abusando de Seo focados somente no dinheiro e os leitores que se lasquem rsrs

    Grande abraço e bom fim de semana :)

Deixe um comentário

