Organizada? Eu?

Dizem que sou uma pessoa organizada. Meu namorado reclama da minha necessidade de lavar a louça todos os dias antes de dormir e me pergunta como eu o suporto tão bagunceiro. Minha mãe diz algo sobre eu ter “o dom” para essas coisas e adora abusar desse meu tal dom para arrumar seus armários. Já li muitos comentários aqui no blog elogiando essa minha qualidade e alguns queridos até dizem que eu os inspirei a se tornarem mais organizados. Pois é, eu não me vejo assim, mas admito: me esforço bastante para ser uma pessoa mais organizada.

Acho que eu nunca fui muito bagunceira. Lembro-me de, desde criança, guardar tudo no seu lugar depois de brincar. Nos primeiros anos de escola, eu sempre obedecia a uma certa rotina depois das aulas: almoçava, escovava os dentes, trocava o uniforme, fazia todos os deveres de casa e só então ia brincar ou assistir à TV. Além disso, sempre guardava meus materiais e preparava a mochila para o dia seguinte assim que terminava as tarefas.

A adolescência deve ter sido minha fase mais bagunceira. Lembro do meu pai reclamando da desordem do meu quarto. Nessa época, eu me tornei mais displicente com o colégio e um pouco mais preguiçosa. Entretanto, ao mesmo tempo, eu gostava de cuidar do meu quarto e tirava finais de semana inteiros para arrumá-lo, limpá-lo e até decorá-lo. Eu também gostava de me intrometer na arrumação da casa e, vez ou outra, passava o dia organizando os armários da cozinha da minha mãe. (Pois é, acho que a acostumei mal.)

Como eu disse, fui bem displicente nos últimos anos de colégio. Eu não era uma má aluna. Pelo contrário, mantinha notas boas, mas não entrava na pilha das minhas colegas de sala que viviam em eterna competição para ver quem tirava as notas mais altas. Eu, que já era preguiçosa, achava um desperdício de energia me esforçar para tirar um 10 enquanto podia tirar um 8 ou um 9 simplesmente prestando atenção nas aulas (no caso de humanas, biologia, português…) ou fazendo alguns exercícios em casa (no caso de exatas). Nessa época, eu já não tinha uma rotina pós aulas e estudava somente quando me dava vontade e somente aquilo que me interessava (exatas).

Em 2009, decidi estudar sozinha para o vestibular e tudo mudou. Não tinha mais aula para prestar atenção, nem podia estudar somente o que eu quisesse e quando quisesse. Tive que ser mais responsável e me organizar. Aliás, já fiz um post aqui no blog explicando como eu organizava meu tempo, entre outras coisas. Foi um grande desafio e fez uma grande diferença para mim. Nesse ano também tive que me organizar para não perder as datas de inscrição, não esquecer nada nos dias de prova, não atrasar e dar conta de estudar tudo a tempo. Além disso, tinha que manter meu quarto arrumado para perder o menor tempo possível procurando pelas minhas coisas.

Essa experiência com o vestibular foi de grande valia para mim na universidade. Afinal, a gente acaba sendo auto-didata com muitas disciplinas na faculdade, temos horários mais flexíveis e muito mais compromissos e responsabilidades do que no colégio. Além de tudo isso, ainda moro sozinha e tenho que lidar com a arrumação, limpeza e manutenção do apartamento. Se eu não fosse (ou tentasse ser) organizada, não sei se daria conta.

Nesses quase dois anos e meio morando sozinha e apanhando da faculdade, a organização foi uma grande aliada. Nos primeiros meses, sofri bastante, mas fui aprendendo. Acho que organização é algo constante, estamos o tempo todo arranjando soluções para otimizar nosso tempo e espaço, mantendo-as e refazendo-as para se adaptar às mudanças constantes da nossa vida e do nosso dia a dia. Organização demanda um certo esforço, mas é bastante fácil e prazeroso.

13 comentários sobre “Organizada? Eu?

  1. Eu tento ser organizada, mas se o ritmo começa a ficar pesado eu não consigo me manter fiel… Esse último semestre foi o pior da minha vida, pois fui a pior aluna em toda a minha vida escolar (não á algo do qual eu me admire) e já tomei a decisão de tomar as rédeas da minha vida nesse próximo semestre. Viver desorganizada não vale à pena.

    Beijo grande :*

  2. Eu também me esforço pra manter minha vida organizada, mas nem sempre consigo. kkkkkk Meu quarto mesmo vai ficando mais bagunçado a cada dia da semana, quando chega no fim de semana eu o arrumo, mas na sexta ele está todo revirado novamente.. não consigo manter a semana toda! E você conseguia arrumar a mochila antes de dormir? eu nunca conseguia fazer isso mesmo sabendo que poderia me atrasar >.< Essa é uma qualidade para poucos, beijo!

  3. Nossa, vou até ler esse seu outro post falando
    sobre como você organiza seu tempo. Tô precisando muito
    de uma direção rs, prometi a mim mesma que estudaria muito
    nessas férias mas já está quase acabando e eu só vegetando.

    Queria eu ser organizada assim… rss

  4. Respondendo seu comentário… Eu sempre estranhava quando alguém dizia que não gostava do antigo Peter Parker, porque eu adorava! Mas meu pai nunca assistia os filmes porque ele não suportava a cara de abestalhado do cara kkkkk Acredito que todo mundo deve ter gostado mais do Andrew Garfield como o Peter. Também concordo quando você diz que eles conseguiram equilibrar bem o humor, suspense, drama, romance.. ficou tudo encaixado! E também pensei nisso.. de terem focado mais na história nesse 1º filme e nos próximos serem mais direto ao ponto em relação à ação, afinal não vai ter mais tanta coisa a explicar! Beijo Dani :*

  5. Digamos que no meu caso a organização teve de ser “na marra”: ou eu fico organizada ou minha vida conjugal vai por água abaixo. Tive que fazer uma escolha e escolhi ser. Da casa dos pais vim direto morar com o namorado, ou seja, a organização e a arrumação seriam todas por nossa conta…agora imagine dois bagunceiros morando juntos?! Sim, o Del e eu éramos assim, super bagunceiros, e nossa casa estava que nem nessa foto aí, só que pior, rs… E aí tivemos de tomar uma decisão e realmente fazer as coisas funcionarem! Quando começamos, mal deu pra crer, até nossas brigas-sem-motivo tiveram fim! Ainda não consigo acreditar como nos organizamos, mas, ó, foi possível! E agora digo com orgulho que estou no caminho certo e devo continuar aprendendo a ser organizada.
    Ufa, que comentário grande! xD
    Beijo!

  6. Ultimamente eu estou me esforçando para me manter mais organizada. Foi estranho ler seu post, porque eu fui me vendo nele. Eu ainda estou com ensino médio, mas estudo raramente. Consigo tirar notas boas, só que não me esforço pra ir além. Esse semestre eu vou tentar me organizar e criar uma rotina de estudos, porque o ano que vem eu já presto vestibular e eu quero sair do ensino médio direto pra faculdade.
    Beijos!
    http://sendomariella.wordpress.com/

  7. Eu sou muito organizada. Muito mesmo, e por incrível que pareça, as vezes isso até me atrapalha. Mas a minha mãe é bem mais organizada do que eu, então desde pequena, eu não tinha muita chance pra fazer bagunça, porque ela sempre me mandava arrumar as minhas coisas, então eu cresci acostumada com isso. Não sei nem nunca tentei ser diferente :)

  8. Minha bagunça é organizada, mas eu não.
    Sei exatamente onde tudo está no meu quarto, por exemplo, mas quem vê de fora jura que não se acha nada. hahaha
    Sabe que o vestibular me fez mais desorganizada ainda? Era papel pra tudo quanto era lado, junto com livros, lápis, caneta…nossa senhora!
    Admiro muito quem é organizado. É um dom mesmo. hahaha
    Beijo.

  9. Organização é sempre um desafio para quem é naturalmente desorganizado. Mas aprendi com a Thais (do Vida Organizada) que organização é diferente de arrumação, aí me senti mais aliviada. Há um tempo também fiz um post sobre como organizar o tempo. São assuntos atemporais!

    ADOREI o blog e fiquei muito feliz que tenha sido indicada como destaque no “Volta, Mundo Blogueiro!” (se ainda não sabia, corre no blog e na fanpage!). Merecidíssima a indicação!

  10. É, também sou desses muito, muito desorganizado as vezes. Tenho lá meus momentos de bom moço e tento por tudo no lugar. rs.
    Olhei seu blog pela indicação do #voltamundoblogueiro e vim te visitar. E, serio, achei muito bonito mesmo.

    Permaneço, até breve moça. • Sem Guarda-Chuvas •

  11. Já eu sou o contrário: sempre fui desorganizada – mas sempre me esforcei para não sê-lo. Algumas vezes eu sou bem sucedida, outras nem tanto, mas a gente vai caminhando, né?
    Achei muito amor o link da 21 lá em cima. <3

Deixe um comentário

