Volta às aulas depois das férias de julho

No começo deste ano fiz uma série de posts de volta às aulas. O primeiro deles foi uma lista de 12 dicas aleatórias sobre o assunto. Como as férias de julho estão acabando e logo as aulas recomeçam, resolvi reunir novamente algumas dicas, algumas que valem tanto para o início quanto o meio do ano, outras mais específicas para julho/agosto. Espero que vocês gostem e que lhes seja útil. Vamos lá?

1. Reacostume-se a acordar cedo.

Eu disse isso no post de janeiro e repito porque acho muito importante. Procure ir acordando gradativamente mais cedo nos últimos dias de férias para ir se acostumando novamente com a rotina de aulas.

2. Organize seu material antes das aulas recomeçarem.

Esteja preparado. Ninguém merece aquele amigo chato que fica pedindo material emprestado o tempo todo. Aproveite os últimos dias de férias para dar uma olhadinha no seu material, verificar o que acabou ou estragou e precisa ser comprado. Se você tem disciplinas semestrais (como eu), talvez precise comprar cadernos também.

3. Organize o material do semestre anterior.

Isso vale tanto para quem tem disciplinas semestrais quanto para quem tem matérias anuais. O material das disciplinas semestrais que já acabaram deve ser arquivado. O que não será mais útil pode ser doado para algum calouro ou jogado fora. Já para as disciplinas anuais, é bom organizar o material e deixa-lo à mão, afinal, você o continuará usando e provavelmente precisará daquelas anotações.

4. Economize.

No meio do ano, os materiais escolares não costumam ter preços tão altos, então este pode ser um bom momento para repor o que você precisa e até mesmo comprar algo para estocar.

Outras boas ideias para economizar dinheiro com material escolar são:

  • Pesquise preços antes de fazer as compras e tome cuidado com as promoções: nem sempre as papelarias dão o desconto que estão dizendo que dão e, muitas vezes, o preço normal de uma loja é mais barato do que o preço com desconto da outra.
  • Procure comprar produtos de boa qualidade, duráveis, que não precisarão ser repostos sempre. É clichê, mas é verdade: às vezes o barato sai caro.
  • Cuide bem do seu material, assim você não terá que repor menos vezes materiais quebrados, estragados ou perdidos.
  • Considere comprar aquilo que você usa muito em atacado, em caixas e pacotes fechados com várias unidades. Além da comodidade de não precisar voltar na loja sempre que sua caneta azul acabar, por exemplo, você acaba economizando bastante.
  • Se você usa caderno, retire as folhas que sobrarem em branco para reutilizar. Se as folhas forem muitas, você pode até mandar encadernar e fazer um caderno novo.

5.  Organize seu espaço de estudos.

Se você ainda não tem um, já passou da hora de ter! É muito importante ter um lugar adequado para estudar. A receita é simples: boa iluminação e ventilação, cadeira confortável, espaço para trabalhar e organização. É bom lembrar que um espaço organizado é prático e funcional, não visualmente impecável. Quanto ao restante, você deve conhecer seus hábitos e preferências e vai saber criar um ambiente bacana. Ademais, a Internet está repleta de inspiração.

Se você já tem seu cantinho de estudos, é a hora perfeita para destralhá-lo, limpá-lo e reorganizá-lo.

6. Prepare o que vai vestir.

Isso mesmo! Se você vai à escola e usa uniforme, deve garantir que este esteja lavado e passado para você vesti-lo nos primeiros dias de aula. O mesmo acontece se você não usa uniforme: garanta que as roupas que você costuma usar para ir à escola ou à faculdade estejam limpas e passadas.

7. Faça um balanço do semestre anterior.

Como estão suas notas? Quais foram suas maiores dificuldades? O que funcionou bem para você? E o que deu errado? Observar os erros e os acertos do semestre anterior são uma boa maneira de se preparar para o novo período.

8. Defina como você vai organizar sua agenda.

É importantíssimo ter uma agenda, mas você deve ter um bom método de organização e manutenção para que ela funcione. Se você já usa um sistema funcional, continue usando-o e talvez o aperfeiçoe. Porém, se você andou perdendo compromissos importantes, se enrolando com os prazos, ou coisa do tipo, é bom rever o seu método e procurar uma solução.

9. Dê uma olhadinha na nossa seleção de posts.

No começo do ano, selecionei alguns textos relacionados a esse tema. Vale a pena dar uma olhadinha na seleção e procurar algo que possa te ajudar.


Foto: Gary Ngo

Anúncios

10 comentários sobre “Volta às aulas depois das férias de julho

  1. Achei seu blog no #VoltaMundoBlogueiro e gostei bastante, principalmente da descrição dele. Sou a favor de blogs onde expomos nosso pensamento livremente, sem pretensões, por puro e simples prazer.
    Quanto as dicas de volta às aulas, a mais importante na minha opinião é repensar o semestre ou ano anterior, pois assim sabemos o que é preciso aperfeiçoar para o próximo.
    Enfim, blog lindo, voltarei.
    Se der, dá uma passadinha no meu http://lentescomdefeito.blogspot.com

  2. Preciso fazer um balanço do meu semestre pra já.
    Mas, como está tudo em greve eu tenho a sensação que ainda não acabou. =/
    Muito chato isso.

    Boas dicas!

    Beijo,
    milalices.blogspot.com.br

  3. Adorei o post, porque realmente no semestre passado fui uma péssima aluna! Digo isso, porque não me organizei, não levei à sério as leituras… Isso nunca tinha acontecido antes, talvez seja pelo momento pessoal não estar tão bom, porém nesse semestre quero me dedicar ao máximo!

    Beijo grande :*

  4. Ai, esses seus posts de organização fazem com que me sinta mal porque eu não sou tão organizada assim xD Mas por outra parte é bom porque me dá um toque que eu preciso me organizar mais mesmo.. Como tá de greve não sei exatamente quando voltará as aulas, mas eu quero dá uma revisada em cálculo antes de voltar porque já acabei esquecendo um monte de coisa :/ Sua faculdade não entrou de greve?

    Beijo :*

  5. Bateu uma saudade de estudar com esse teu post, sabia? Saudade de caderninho novo, saudade de conhecer professores novos e imaginar como me sairei nas próximas matérias. Ai, ai, saudade. <3

    Talvez seja hora de voltar a estudar. (:

    Beijins!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s