O Meme Literário de um Mês 2012: Dia 1

Vou começar esse post confessando que sempre quis participar d’O Meme Literário de um Mês do blog Happy Batatinha, mas acontece que sempre rola uma preguiça imensa de postar diariamente, temo mudar muito o “formato” do blog e sempre me lembro do meme lá pelo meio de outubro, e fico com preguiça de correr atrás do atraso. De qualquer forma, esse ano decidi participar e como manda o figurino: vou vir aqui diariamente para responder à pergunta do dia proposta pela Batatinha nesse post.


Dia 01 – Que livro você está lendo?

Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Estou lendo A Ferro e Fogo (Warren Dean). O livro trata da “história e a devastação da Mata Atlântica Brasileira”, como diz o seu subtítulo. Em linhas gerais, o autor se propõe a contar a “história” da floresta, ao contrário do que fazem os historiadores tradicionais que veem as florestas como cenários, mas nunca personagens da história.

Na verdade, eu o estou relendo. Comprei no primeiro ano de faculdade, indicado por uma professora e acabei o odiando logo de cara. O autor é meio romântico na sua forma de falar da floresta, floreia demais no texto e acaba sendo pouquíssimo objetivo. Assim, abandonei a leitura logo nas primeiras páginas e após várias tentativas frustradas de o reler, estou tentando novamente. Comecei nessa sexta-feira, mas não consegui ler uma única página no sábado e no domingo, portanto ainda estou na página 26. Estou esperançosa de que, uma vez dada essa chance ao livro, eu posso passar a gostar dele e absorver algumas informações interessantes a respeito da história do meio ambiente brasileiro.

10 comentários sobre “O Meme Literário de um Mês 2012: Dia 1

  1. Flor, fiquei interessada no livro! Não tinha visto também nenhum livro com a floresta como personagem (só li um livro que tinha um livro como personagem). Tomara que a leitura flua, Dani.

    Beijo grande :*

  2. eu não sou muito capaz de fazer esses memes conta gotas, rs. gosto de fazer tudo de uma vez só ^^ estou pensando… poderia me incentivar a ler um livro que não fosse pro mestrado, rs – ou será que as leitoras do blog iam gostar dos livros que eu ando lendo??

  3. Endry, eu espero que você goste. Como eu disse, eu não estou gostando, mas decidi dar uma chance ao livro já que, como futura engenheira ambiental, ter uma noção de como aconteceu a ocupação e destruição da Mata Atlântica pode ser bastante interessante. (:

  4. Eu também, não, Nati! Mas como consegui levar o Desafio 21 (http://revista21.com.br/?p=4206) até o fim – mesmo que esquecendo das fotos em alguns dias – decidi me arriscar.
    Pode acontecer de as leitoras do Grão de Estrela se interessarem pelos livros que você está lendo para o mestrado, sim! Eu estou lendo esse livro aí, que não é ficção, nem é a leitura mais agradável do mundo, mas postei ainda assim.

  5. Fiquei em dúvida se postaria no blog, porque não me garanto que postarei todo dia. Mesmo se parar para programar, sei lá :P

    Mas admiro. Quem sabe até a meia-noite eu não mude de ideia :)

    Beijocas

  6. Que coragem, Dani! Eu acho lindo quem consegue participar desses desafios diários, mas até o da 21 eu acabei largando no meio. Esqueço, fico com preguiça, pego abuso, um desastre! Mas achei a proposta desse desafio bem legal e estou pensando em adaptá-lo à minha realidade e preguiça, talvez postando semanalmente, não sei.
    Boa sorte com o desafio e com o livro =)
    beijos

  7. É sempre bom dar uma segunda chance a uma leitura, pois pode ter sido o momento que não favoreceu…só lendo pra descobrir. Tô adorando esse meme!! :)

Deixe um comentário

