O Meme Literário de um Mês 2012: Dia 4

Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga?

Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?

Não! Pelo contrário: costumo ter preconceito com livros que todos estão lendo e best sellers em geral. Isso não significa que eu não leia livros que estejam na “moda” e best sellers, mas só os leio quando eles realmente me atraem por algum motivo ou me são dados. Muitas vezes, os leio depois de toda euforia ter passado, evitando que a opinião alheia me influencie na leitura.

Às vezes, me surpreendo positivamente com best sellers e livros da moda. Foi o caso da série Harry Potter. Li o primeiro livro no colégio (na 5ª série) porque era a leitura obrigatória do bimestre. A princípio, não gostei do livro. Já havia lido na Internet de que já era um fenômeno no mundo todo e já havia torcido o nariz desde a capa. Mesmo curtindo a leitura, eu me forçava a não gostar porque era modinha. No bimestre seguinte, a professora nos fez ler o segundo livro da série. Aí não teve jeito: eu me apaixonei. Li os demais livros por vontade própria, assisti aos filmes (os quais eu criticava ferozmente), comprei álbum de figurinha, botei pôster na parede e passei a procurar tudo o que podia sobre o assunto. Não vou me demorar aqui tentando explicar porque HP é tão mágico e arrebata multidões. Só queria lembrar – talvez para mim mesma – que os livros da moda e os best sellers podem ser bons, sim. E se todo o alvoroço incomoda – como incomoda a mim – é só esperar para ler no futuro.

Anúncios

3 comentários sobre “O Meme Literário de um Mês 2012: Dia 4

  1. Ah, eu também me forçava a não gostar de Harry Potter! Eu era pequenininha ainda qdo o fenômeno começou, e vendo tanta gente reverenciando os filmes e os livros, decidi que era uma história babaca que não merecia minha atenção…mas mudei de ideia assim que vi o 1º filme!

    E nossa, seu colégio passava Harry Potter pra leitura do fundamental, que demais!! Seus professores sabiam o que estavam fazendo!

  2. Eu também não vejo problema em ler esses livros, mas só quando realmente acho que seja bom, tem alguns que eu viro a cara só por estar tão na moda, atualmente é o caso de 50 Tons de Cinza, minha amiga leu e disse que é bom, mas eu não sinto a mínima vontade de ler pelo auê todo que está xD
    E que colégio é esse que indicou Harry Potter?? o meu até que indicou uns legais, mas foram paradidáticos.. HP eu li pq eu quis, se dependesse do colégio..

    Beijo, Dani!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s