O Meme Literário de um Mês: Dias 21, 22 e 23

Dia 21 – Cite 3 personagens literários favoritos.

Fale sobre eles.

Acho tão difícil escolher, mas vamos lá.

1. Brás Cubas, de Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

Brás Cubas é todo errado, mas quem não gosta de personagens problemáticos? Além do mais, quem dá voz a ele é Machado de Assis com sua genialidade fora do sério. Brás Cubas é irônico, ácido e crítico, e apesar de não ter feito nada de grande em sua vida, cria uma obra póstuma espetacular.

2. Lestat, de Entrevista com o Vampiro (Anne Rice)

Todos amam Lestat. Ele é outro personagem todo errado. É um vampiro cruel porém muito carismático. Sei que existem vários outros livros da série “Crônicas Vampirescas”, da qual “Entrevista com o Vampiro” é o primeiro. Sei também que Lestat está presente com grande destaque em todos eles. Mas eu só li o primeiro livro e foi o suficiente para adorar Lestat.

(Fiz um Livro versus Filme sobre esse livro e o filme baseado nele, quem quiser ler, clique aqui.)

3. Macabéa, de A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

Macabéa não chega a ser toda errada como os outros. Aliás, ela é uma personagem extremamente comum. Talvez seja isso que nos encante nela. Macabéa poderia ser qualquer mulher pela qual passamos na rua e não damos importância. Ela abre nossos olhos para o fato de que todos têm uma história e que, por mais simples que ela seja, é digna de ser contada. Sempre podemos aprender algo.

Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta.

Fale sobre eles.

1. Machado de Assis

É clichê citar Machado de Assis, mas eu realmente adoro lê-lo! Comecei lendo na escola e vira e mexe pego alguma coisa dele para ler, especialmente os contos, que são maravilhosos

2. Luis Fernando Veríssimo

É impossível ler algum conto do Veríssimo sem morrer de rir e querer ler mais mil. O cara é um gênio do humor.

3. Jorge Amado

Ok, ok, vocês vão lembrar do erotismo dos livros do Jorge Amado, mas eles são muito mais do que isso, eles retratam e criticam a sociedade de diferentes épocas e lugares. Sexo faz parte da vida, gente. Tem que ler Jorge Amado com a mente mais aberta e atenta à história como um todo.

Dia 23 – Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto?

Você costuma abrir os horizontes para novos escritores, gêneros, países quando o assunto é leitura ou você lê sempre o mesmo dos mesmos?

Pensei bastante sobre essa pergunta e a verdade é que eu não sei qual é minha zona de conforto. Como eu já disse no terceiro dia, eu escolho os livros que leio meio aleatoriamente. Se me der vontade de ler algo completamente diferente do que eu já li, eu leio sem problemas.

Um comentário sobre “O Meme Literário de um Mês: Dias 21, 22 e 23

  1. Adorei o meme literário!
    Eu sou assim também, de escolher livros aleatoriamente. Passo na livraria e quando encontro um que acho que vai ser bom… Já quero!

Deixe um comentário

