O Meme Literário de um Mês 2012: Dias 29, 30 e 31

Dia 29 – Qual foi o último livro que você comprou?

Fale sobre ele.

Foi Hoje acordei gorda (Stella Florence). Inclusive, ele está na minha pilha de “vou ler”, como respondi no post anterior. Há alguns anos, alguém me indicou a leitura de 32, romance da mesma autora. A princípio, achei até que era uma escritora estrangeira, mas ela é brasileira, para minha alegria. O livro ficou esquecido na minha prateleira de “vou ver” do Skoob, até que eu fui comprar um livro pro meu namorado e decidi colocá-lo no carrinho também. Gostei da leitura e imaginei que seus contos me interessariam ainda mais. Pesquisando um pouco, descobri alguns livros de contos, entre eles, o Hoje acordei gorda, que me despertou interesse. O livro é uma coletânea de contos que tem como tema comum os problemas com a balança, comum à maioria das mulheres. E tem um bônus: o prefácio foi escrito por outro autor brasileiro maravilhoso, o Mario Prata.

Dia 30 – Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou?

Fale sobre ele.

A resposta não poderia ser outra senão o livro que estou lendo desde o início desse meme! Estou sofrendo com A Ferro e Fogo (Warren Dean), há mais de um mês. Já falei sobre ele no primeiro dia do meme. Continuo lendo-o porque a temática me interessa e tenho aprendido muito. Apesar disso, é uma leitura chatíssima, maçante, desagradável. Odeio a forma como ele escreve e não consigo ler mais do que pouquíssimas páginas por dia, quando me animo em lê-lo. Por essas e outras, ainda estou na página 58, fim do segundo capítulo. E ele tem umas 500 páginas. Ai ai ai. Força, menina!

Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou?

Fale sobre ele.

Essa já é mais difícil de responder simplesmente porque amei todos os livros que li esse ano até então. (Estou considerando esse ano como apenas 2012, de 1º de janeiro até hoje; embora eu imagine que a Batatinha se refira ao período de um ano de 31 de outubro de 2011 até hoje.)

Para fazer uma retrospectiva e me ajudar a escolher, li os seguintes livros esse ano (até agora):

  1. Para seguir minha jornada, Regina Zappa (biografia do Chico)
  2. Páginas Recolhidas, Machado de Assis
  3. Entrevista com o Vampiro, Anne Rice
  4. 32, Stella Florence
  5. Para gostar de ler volume 13
  6. O Alienista, Machado de Assis
  7. Os Anjos de Badaró, Mario Prata

Decidi colocar todos porque assim não me sinto culpada por escolher um só. Como vocês podem ver, eu gosto de literatura brasileira. E também de Machado de Assis, que além de ser autor dos livros 2 e 6, ainda tem dois contos no livro 5. Mas ele que me perdoe, junto com os outros maravilhosos autores dos contos do livro 5, bem como o Mario Prata, a Stella Florence e a Anne Rice, mas meu livro preferido desse ano foi a biografia do Chico. O livro é incrivelmente lindo, bem montado, bem escrito, cheio de fotos e documentos, e conta a história do maior ídolo dessa que vos escreve. Fiquei encantadíssima.


Chegamos ao fim! Foi um belo desafio. Não consegui postar diariamente porque outubro é sempre um mês muito agitado para mim. Mas consegui postar as respostas de todos os dias, alguns posts acumulando mais de uma resposta. Espero que vocês tenham gostado de acompanhar tanto quanto eu gostei de participar.

Se quiserem conferir as respostas dos demais dias, é só clicar aqui. Se quiserem participar também, corram que ainda dá tempo! Até dia 5, é possível postar suas respostas e mandar o link para concorrer aos brindes. Para saber tudo certinho, é só ler esse post do blog Happy Batatinha, o idealizador do Meme. Se achar muito corrido, em outubro do ano que vem, provavelmente, tem de novo! :)

Logo mais tem resumão do mês de outubro também. E, em novembro, voltamos com a nossa programação normal. Nos primeiros quatro dias do mês, porém, não rolarão posts pois estarei viajando. Depois que eu voltar, posto aqui dando mais detalhes. Até mais!

Deixe um comentário

