O que tem na sua bolsa? (+ mini seleção de posts)

Entre as muitas lembranças da minha infância, sempre me surge uma de eu e minhas amigas fuçando nas bolsas umas das outras em uma viagem da escola. Acredito que tínhamos 10 anos e o conteúdo era bastante bobinho. Na adolescência, também lembro de vez ou outra trocarmos de bolsa para mexer nos pertences umas das outras. É uma curiosidade natural, eu acho.

Hoje, não temos mais esse hábito. A gente cresce e vai ficando cheio de pudores bobos. Vez ou outra, encho o saco da Teté para saber o que tanto ela carrega naquela bolsa gigante que pesa mais do que eu. Brinco que é uma cabeça humana. Mas não passa disso.

A Internet também é uma das responsáveis por me deixar mais comedida e não sair por aí abrindo a bolsa alheia. Basta jogar no Google. Milhares de meninas (e meninos) do mundo todo, compartilham o conteúdo de suas bolsas e mochilas em fotos, vídeos, ou simplesmente textos. Há material de sobra para matar toda a curiosidade do mundo.

O primeiro post que li a respeito foi no Just Lia, é claro. Nele, a Lia convida algumas blogueiras para compartilharem o conteúdo de suas bolsas por meio de fotos e um textinho descritivo, como ocorre normalmente. Nesse mesmo post, há um link para o grupo do Flickr What’s in your bag?, o qual já me fez perder muitas horas na frente do computador. O bacana do grupo é a diversidade: gente do mundo todo, meninos e meninas, de idades diferentes, publicam suas fotos ali. Em geral, a qualidade das fotos é muito boa e muitos usam uma ferramenta do Flickr que permite fazer notas na foto para descrever os itens. Gente, é viciante.

Além do Just Lia, outros blogs também têm posts do tipo. A Vívian, do Nada Convincente, por exemplo, postou um há pouco tempo. A Lu Ferreira, do Chata de Galocha, também. Basta procurar nos blogs que você visita, a maioria deles deve ter uma ferramenta de busca. Vale usar a busca do Google Reader também. O bacana desses posts é que você descobre o que carrega aquela pessoa que você conhece e acompanha, é quase como fuçar na bolsa das amigas.

As youtubers também entram na brincadeira. Existem muitos vídeos do tipo, de meninas do mundo todo também. Já assisti muitos vídeos de meninas brasileiras, portuguesas, americanas, canadenses, britânicas, etc etc. Basta que falem português ou inglês. Se você entender outras línguas, acho mais legal ainda. Acho o máximo ver vídeos de meninas estrangeiras porque sempre se aprende um pouco sobre o lugar onde elas vivem. Também é possível perceber padrões de comportamento entre as meninas de um mesmo país, ou mesmo do mundo todo.

Se você gosta de fotografia, o fotógrafo Jason Travis tem um projeto muito conhecido virtualmente: o Persona. Ele fotografa pessoas (ou não) e o que elas estão carregando consigo. As fotos são o máximo e vale muito a pena navegar pela galeria.

Mas às vezes, não queremos ver a bolsa daquele fotógrafo gringo, com um monte de acessórios para câmera. Às vezes queremos ver a bolsa de outras meninas brasileiras, de outras meninas de 20 e poucos anos, de outras estudantes, de gente como a gente. Para matar essa nossa vontade, as lindas da Revista 21 criaram o projeto Na Sua Bolsa. Lá, você pode upar a foto da sua bolsa e também bisbilhotar as fotos das outras meninas. Também é superbacana e tem muita gente conhecida por lá. A Blogosfera é pequena, gente.

Eu já mandei minha foto pro Na Sua Bolsa. A legenda ideal seria “na sua mochila”, já que fotografei o que normalmente carrego na minha mochila diariamente para ir à faculdade. É muita coisa, eu sei. Mas nem sempre carrego tudo, o conteúdo muda conforme a minha necessidade. Se preciso levar o notebook, por exemplo, tiro um monte de coisa que acho que não vou precisar para aliviar o peso. Se não vou ficar muito tempo fora e o tempo está firme, posso largar o casaquinho e o guarda-chuva em casa. A necessaire de maquiagem é beeeem opcional, quase nunca carrego.

É preciso adaptar a bolsa e o conteúdo dela às nossas necessidades. Quando vou viajar entre São Joaquim e São Carlos, por exemplo, uso uma bolsa média e carrego as coisas que citei no guia para viagens de ônibus. No final de semana, costumo usar uma bolsa pequena e levo pouquíssimas coisas. Depende mesmo. Talvez eu fotografe essas situações e poste aqui num futuro. O que vocês acham? Vocês também são curiosas como eu?

Mini Seleção de Posts

Anúncios

10 comentários sobre “O que tem na sua bolsa? (+ mini seleção de posts)

  1. Não tem uma cabeça na minha bolsa, só pra deixar claro! Eu tinha uma na minha mochila de escola, mas ela ocupava um espaço muito precioso da minha bolsa, hahahahaha…
    Ver esses posts seus dá uma vontade de fazer um meu. Eu to pra postar no Whatever! há séculos, mas não tenho uma máquina que preste pra eu tirar foto das minhas coisas ¬¬. Resolução pro fim do ano: a) comprar uma máquina fotográfica b) ir num psicólogo! c) postar mais no Whatever!.

  2. Dani, adorei essa “retrospectiva” da sua história com as bolsas alheias! Quando eu era pequena eu achava minha mãe tão importante por andar com aquela bolsa cheia de coisas essenciais e adultas que não via a hora de um dia andar por aí com a minha. Hoje, acho que minha bolsa é bem mais cheia de coisas que a dela, hahahaha, mas isso porque eu sou dessas que carrega o universo nos ombros. Sempre penso que posso sentir um mal súbito na aula, ser surpreendida por uma chuva ou por um convite para ir num lugar que exija que eu esteja mais arrumadinha. Melhor prevenir do que remediar, né?
    E olha, que bom que você avisou que costumava carregar suas coisas na mochila, porque quando vi sua foto, fiquei pensando no tamanho da bolsa que comportaria essas coisas.
    Adorei o post, obrigada por participar, e por divulgar o nosso projeto.
    Beijos!

  3. Ah, postei no meu blog sobre uma lista de lembranças aleatórias e embora não tenha postado como um meme e nem convidado ninguém a fazer, adoraria ver uma lista sua =)

  4. Também sempre fui curiosa em relação a isso, ainda hoje de vez em quando me pego abrindo a bolsa da minha mãe só pra matar a minha vontade já que não posso ver a de amigas ou outras pessoas, kkkkkk Não conhecia esses sites, mas num é que já viciei? kkkk só tinha visto em alguns blogs de moda como no Just Lia, essa tag, mas não achei que tinha blogs só para isso, adorei a ideia!! Em breve vou tentar postar da minha *-*
    Ah, minha bolsa é cheia de tralha que nem a sua tbm, quem sofre é a minha coluna xD kkkkkk

    Bjo :*

  5. nossa, verdade. eu adorava mexer nas bolsas das minhas amigas e nas carteiras dos meus amigos! e também adoro ver essas fotos :) mas tenho minhas dúvidas, as vezes parece muito forçado. uma vez vi alguma foto de alguém que leva removedor de cutícula. tipo.. pra quê? sei lá, as pessoas têm estilos diferentes, rs :)
    to pensando enviar a foto da minha bolsa/mochila pro na sua bolsa da 21. mas acho que tenho vergoínha de compartilhar, mimimi

  6. Verdade, a gente cresce e fica cheia de pudores bobos. Antes todo mundo queria mostrar e ver as bolsas das amigas, agora é tão difícil que só virtualmente. Bom, pelo menos existem váááárias formas de bisbilhotar a vida alheia.
    Mas olha, toda vez que venho aqui no Sem Formol acabo abrindo um monte de aba nova e saio amando todas! rs
    Beijão, Dani

  7. Eu acho o máximo esse flickr, adoro ver a quantidade de coisas que o pessoal carrega :) já tentei fazer uma foto, mas achei o resultado sem glamour e desisti.
    Mas com o seu post, fiquei inspirada…

    vou correr para o flickr do persona ;)

    :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s