Variação da Técnica de Pomodoro e apps para Android

Um dos posts mais acessados do Sem Formol é aquele sobre a técnica de Pomodoro que escrevi em julho de 2011. Naquele texto, conto como “conheci” a técnica, explico como ela funciona e indico o aplicativo Focus Booster. Acredito que eu também comento que é possível – e indicado – adaptar a técnica para a sua realidade. Hoje, vim complementar aquele post.

O aplicativo Focus Booster me decepcionou. Depois de ter dado pau algumas vezes e atrapalhado um tanto a minha produtividade por conta disso, eu o desinstalei e voltei para o bom e velho alarme do celular. Eu sei que existem outras ferramentas online parecidas com ele, mas nunca cheguei a procurá-las porque me acostumei a usar o celular. Quando troquei meu velho tijolão por um smartphone amor, testei vários apps voltados para a técnica de Pomodoro. A maioria dos que eu testei são bem parecidos. Eu recomendo que você baixe alguns e teste todos até encontrar um que te agrade.

Eu estou usando o PomLife Lite. A interface não é das mais bonitas, mas é simples, funcional e intuitiva. Isso é o que importa. O app é praticamente um timer adaptado para a técnica de Pomodoro. Você pode configurá-lo de acordo com as suas necessidades, escolhendo a duração dos pomodoros e dos intervalos, bem como a quantidade de pomodoros entre os intervalos maiores. O app também permite a criação de to-do lists. Você pode selecionar a atividade que está fazendo, assim o aplicativo cria um registro do que você realizou e quantos pomodoros levou para completar cada tarefa. Eu já testei a função, mas descobri que prefiro manter minhas listinhas no bom e velho papel.

Atualização (10/4): desinstalei o PomLife Lite porque ele só pode ser instalado na memória do telefone e eu estava precisando do espaço. Como eu disse, existem vários aplicativos e todos são muito parecidos. Agora, instalei o famoso Pomodroido, bastante semelhante. A interface me agrada um pouco mais, ele também permite configurar os intervalos de acordo com a sua necessidade e fazer listas de tarefas.

Como eu já disse, você pode (e deve) adaptar a técnica. Isso não significa só mudar a duração dos pomodoros. Há outras variações possíveis, basta pensar. Muitas vezes, não é fácil determinar a duração dos intervalos. Aí é que entram as variações. Uma boa idéia é dividir aquela tarefa maior em tarefas menores ou em partes menores. Você vai saber fazer a divisão. Daí, é simples: ao invés de estipular x minutos, simplesmente se esforce para focar somente naquela tarefa menor até terminá-la. É importante que ela não demore muito tempo para ser concluída e que você não se distraia. Pense que é um pomodoro cujo tempo é definido pela duração da tarefa. Ao finalizá-la, tire um intervalo para descanso, como os breaks da técnica de Pomodoro. Aí sim, você deve estipular uma duração, para não abusar. Para isso, é importante usar um timer. Pode ser um timer de cozinha mesmo, algum timer online, ou um app no celular. Eu uso o StopWatch & Timer que, como o nome sugere, também é um cronômetro. É um ótimo aplicativo, é simples, funciona muito bem, é fácil de usar e é bonitinho (eu e o meu problema com as interfaces).

Essa variação da técnica é ótima e pode ser mais adequada que a forma tradicional algumas vezes. Se você tem que ler um texto muito longo e chato, por exemplo, pode ser mais animador pensar “vou ler 10 páginas e depois posso descansar durante 5 minutos” do que “tenho que ler 90 páginas hoje”. Encarar tarefas chatas aos poucos pode ser mais produtivo e ter esses intervalos de descanso podem fazer daquela atividade menos chata e maçante.

Uma dica final para esse post é o uso do cronômetro. Você sabe quanto tempo leva para tomar banho? E para lavar louça? E para ler 10 páginas? Muitas vezes, não temos noção de como gastamos nosso tempo e esse pode ser o grande problema. Cronometrar nossas atividades diárias pode ser interessante para aprendermos mais sobre nós mesmos e administrarmos melhor nosso tempo. Por que não tentar?

Aplicativos Android

Anúncios

7 comentários sobre “Variação da Técnica de Pomodoro e apps para Android

  1. *a que escreveu um comentário enorme e a internet ruim não deixou postar, duas vezes*

    Preciso dizer, Dani, você é minha inspiração pra ser uma pessoa mais responsável e organizada. E desde do último post sobre o pomodoro, comecei a fazer isso que você disse: dividir as tarefas grandes em pequenas tarefas, e só parar quando acabasse. Meu problema é a preguiça de limitar meu tempo de folga, aí acabo me atrasando ainda, mas estou no caminho pra melhorar, rs.
    A ideia do cronometro também é muito boa, vou começar a me cronometrar pra descobrir aonde perco mais tempo. Não tem nada pior que acabar o dia sem ter feito nada que precisava fazer, né?

    Beeeijo!

  2. Oi Dani! :D Ia justamente falar com você sobre o FB, porque acho que não foi só você que se decepcionou. Vi mais indicações pra ele e fiquei super irritada quando percebi que ele muito me atrapalhou ao invés de ajudar.

    E esse negócio de estética das coisas também pega aqui :P Sempre procuro por aplicativos e utilitários e acabo escolhendo os mais bem apresentados graficamente, rs.

    Sabendo que é final de semestre, só posso te desejar paciência e muito estudo, viu? Boa semana! Beijoca :D

  3. Eu não gosto muito do Pomadoro, me lembra linha de produção. uahuahuah
    Mesmo tendo um blog levado pra organização tb.
    Olha, muito legal seu blog.. Vou passar a visita-lo mais vezes! :)

  4. eu lembro do dia que eu te indiquei um site que falava do pomodoro! eu tinha acabado de ler sobre a técnica, rs! :)

    esse ano eu estou muito desorganizada :P minha técnica está sendo: só levanta a bunda dessa cadeira quando você terminar essa coisa. é mais cansativo assim.. mas como eu ando distraída [tive até que desativar o face] é assim que tá funcionando ^^

    um beijo, dani!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s