Não confio em comentários cretinos no Facebook

Há algum tempo atrás, a página Não Confio no Facebook publicou a seguinte imagem:

Li, achei bacana, me identifiquei e compartilhei. Não que eu não confie em gente que se acha inteligente por não ver novela. Não levo a frase tão assim ao pé da letra. Compartilhei porque não concordo com esse preconceito bobo de que não se pode assistir novela para ser uma pessoa inteligente.

Não sei bem o motivo, inventei de ler os comentários. A pior merda que você faz é ler comentário de imagem de página do Facebook, principalmente dessas páginas com muitos likes e muitos compartilhamentos. A imensa maioria do que se escreve por lá é lixo. Mas, enfim, encontrei um desses comentários cretinos. “Não confio na capacidade intelectual de quem vê novela”, dizia um cara metido.

Como eu já disse, discordo totalmente desse preconceito com quem assiste novela. O comentário desse cara me deixou tão incomodada que perdi algum tempo bolando uma resposta, que não veio. Achei melhor não discutir com esse tipo de gente. Para “desabafar”, preferi expor minha opinião aqui no blog, de cujos leitores confio plenamente na capacidade intelectual e, principalmente, na capacidade de compreender a minha opinião – mesmo que não se concorde com ela.

Sempre que se fala nesse assunto, tem alguém que vem com aquele discurso de que as novelas manipulam e alienam a população. Eu não discordo totalmente, entendo que a TV influencia, sim, o pensamento das pessoas e que as novelas são grandes responsáveis por isso. Agora, dizer que toda e qualquer pessoa que assiste novela é alienada (ou burra mesmo) é um tremendo erro. Meus caros, acreditem, existem pessoas com senso crítico. Acredito, inclusive, que as pessoas estão cada vez mais críticas com o que assistem. Ou talvez é a maior facilidade de comunicação que está deixando claro o que a população quer ou não ver na TV.

De qualquer forma, acredito que ser inteligente não é deixar de ver novela por medo de se tornar menos culto, intelectualizado ou inteligente. Pelo contrário! Inteligente é aquele que não vê problema algum em assistir TV – novelas ou qualquer tipo de programa – porque é crítico o suficiente para absorver apenas aquilo que lhe interessa e acrescenta. Além do mais, gente, precisamos de algum entretenimento também. A vida não é feita somente de adquirir cultura. Podemos ver TV, perder umas horinhas na Internet ou ler um livro ou revista simplesmente pela diversão.

Anúncios

8 comentários sobre “Não confio em comentários cretinos no Facebook

  1. Só não acho que necessariamente a gente tenha que absorver algo da novela pra ser legal assistir. Posso assistir só porque quero naquele momento, por mera diversão, e ninguém pode me julgar. Bom post; ;)

  2. pior é que essas pessoas que super falam mal das novelas se entopem de séries. eu sinceramente não vejo diferença.

    fico triste porque eu vejo como as novelas modelam o vestuário, as gírias, o gosto musical dos meus alunos. me parece um pouco de ópio pro povo que não quer mais lembrar das desgraças que sofrem. mas eu mesma sempre fui noveleira e nunca me senti menos inteligente por isso ;)

  3. Eu não assisto novela, e não me acho nem um pouco intelectual por causa disso. Trabalhando de noite, não dá mesmo pra ver novela. E, eu vou ser sincera, eu acho tudo muito repetitivo. Mas às vezes eu dou uma espiada no Vale A Pena Ver de Novo pra ver o que tá passando – eu acho as novelas antigas mais interessantes, simplesmente porque acho que muitos atores novos são muito sem graça. Em compensação, assisto muita série bobinha – classificadas como Guilty Pleasures – que, pra muita gente, está no mesmo nível que as novelas da Globo. :)

  4. Eu não assisto novela porque não tenho tempo! Mas adoro de paixão. Adoro ficar envolvida com o enredo e torcer para o mocinho no último capítulo.
    Acho que essa gente que se acha mais inteligente por não ver novela deveria viver um pouco mais.

    Beijo!

  5. Concordo contigo. Qual o problema de quem assiste novela? Dou muito valor a algumas novelas, como “Lado a lado”. Mostra outra época tão dignamente e respeitosamente que dá vontade assistir e ver mais sobre o que acontecia e como eram as coisas naquela época.
    Ter mente fechada não quer dizer que você é inteligente.

  6. Minha flor, sabe o que eu mais acho graça? Que geralmente quem taxa os noveleiros como pessoas intelectualmente menos capacitados, são aqueles que assistem séries tipo House, Glee, Grey's Anatomy, etc… Não tenho nada contra essas séries, pelo contrário, eu gosto de séries também… mas a minha opinião é a seguinte: o que diferencia a novela de uma série? N.A.D.A. – Em termos de entretenimento/besteirol, ambos têm a mesma função. Portanto, esse cara deve ser um hipócrita idiota, querendo pagar de culto.

    Obs.: achei super divertido o título do seu blog… peguei o link no grupo da Fran, no Facebook. Adorei.

    Beijinhos,
    Cíntia Milanese
    http://www.magreletes.com

  7. Quem fala que não assisti novela ou televisão…vê seriados e etc. Não falo mais de quem assiste novelas. Na verdade,eu nunca falei,mas pensei mal muitas vezes,LOL. Mas,bem,é só uma distração como qualquer outra.
    b l o gFanpageTwitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s