Retrospectiva 2012 do Sem Formol

Não tem mais jeito, acabou, boa sorte. Tão perto de 2013, só o que nos resta é fazer balanços, análises e retrospectivas do que foi 2012. Eu não vou fazer nada do tipo em relação a minha vida pessoal. Rascunhei uma ou outra coisa, mas decidi manter, novamente, minha análise do meu ano para mim mesma. Porém, gostaria de relembrar um pouco do que aconteceu no blog nesses últimos doze meses.

Nesse ano, foram 91 posts (até então), um recorde. Convenhamos que o Meme Literário de um Mês contribuiu bastante, foram 23 posts relativos a ele. Ainda assim, temos um recorde. Passamos de 200 posts, 1000 comentários, 50000 acessos e 160 seguidores (no GFC). Lembrando que esses números não englobam os posts, comentários e acessos que o SF adquiriu na outra hospedagem. São apenas números, eu sei, mas são importantes para mim. Eles me dizem que o SF está dando certo e posso continuar mantendo o blog com o mesmo entusiasmo de sempre.

Ao longo desse ano, distribuí mal os posts ao longo dos meses, mudei o formato do resumão diversas vezes, apanhei do layout (e ainda não o deixei como queria) e fiz muita bagunça com as tags (outro problema ainda não resolvido). Ainda assim, estou satisfeita com o blog. Postei uma quantidade decente de textos, diversifiquei os assuntos e escrevi muito do que eu queria. Além disso, fomos indicados no Volta Mundo Blogueiro pela querida da Nati, o que deixou boba de felicidade.

No primeiro post do ano, defini como meta postar sete vezes no mês de janeiro, e não é que funcionou? Começamos um ano rico em posts com um mês rico em posts. Logo de cara, postei minhas metas para o mês, um post ultrapessoal, que não quis repetir, embora tenha dado certo. Nesse mês, falei sobre um livro de crônicas da Martha Medeiros que li, contei a história da menina do bico, desabafei veladamente uma frustração de férias, fiz uma retrospectiva de 2011 em forma de meme (que pretendo repetir esse ano) e iniciei uma série de posts que traria muitos acessos para o blog. Comecei uma série de Volta às Aulas com 12 dicas despretenciosas e falei um pouco sobre a relação das pessoas com a matemática.

Em fevereiro, continuei a série com três posts contando com detalhes como eu estudei para o vestibular e fiz uma seleção de posts sobre estudos. Nesse mês, também dei minha opinião sobre a proibição da distribuição de sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo e terminei contando os perrengues pelos quais passei nas últimas semanas de férias.

O acontecimento do ano, na minha vida pessoal, foi, sem dúvidas, o show do Chico. Postei sem saber quais palavras escolher, mas acho que vocês me conhecem o suficiente para terem uma noção do que foi esse show para mim. Como as aulas voltaram em março, os posts escassearam. Publiquei o famoso Meme das 11 Perguntas em 3 partes, apresentei a vocês uma rede social de troca de livros e comparei o livro Entrevista com o Vampiro com o filme inspirado no mesmo.

Os posts escassearam ainda mais em abril, por conta de uma queda de produtividade minha e o início das provas. O post mais expressivo foi minha opinião sobre a monetização dos blogs e depois coloquei o blog em hiatus por cerca de um mês. Em maio, desabafei uma vida inteira de desabafos em uma frase e fiz uma seleção de posts de inverno.

Junho é mês de final de semestre, então rolou mais um hiatus. Antes disso, porém, passei mais algumas informações sobre o Livra Livro e fiz um post sobre o mimimi generalizado que ocorre às vésperas do dia dos namorados por parte das meninas solteiras. Em julho, o resumão completou um ano e eu finalmente me decidi por um formato. Foi um mês movimentado no blog, no qual fiz muitas mudanças no visual e postei bastante. Foi nesse mês que falei um pouco sobre organização de um ponto de vista bem pessoal e escrevi o post mais acessado do ano, com dicas para a volta às aulas após as férias de julho.

Agosto, aulas recomeçando e cadê os posts? O mais relevante deles foi uma seleção de posts para blogueiros. Acho que me redimo em setembro, indicando para vocês a maravilha que é o Pocket, fazendo uma seleção de posts sobre o que pode ser feito em apenas 15 minutos e ainda um pequeno guia para quem vai viajar de ônibus. Só agora noto como os desabafos como frequentes esse ano, com mais um post do gênero em setembro.

Em outubro, foi o quinto aniversário do SF. Além disso, foi um mês importante porque nele ocorreu uma aberração na frequência de posts do blog: o Meme Literário de um Mês, que me fez postar quase que diariamente. Nesse mês, também listei meus hábitos literários. Em novembro, fiz novas modificações na aparência do blog, mas postei muito pouco por causa do final de semestre. Falei com vocês sobre conteúdos de bolsas e porque gostamos de bisbilhotar a bolsa alheia, além de sugerir alguns apps para quem usa a técnica de Pomodoro e indicar uma variação dela.

Enfim, agora em dezembro, tenho descansado e ido atrás de algumas coisas de final de ano, o que escasseia os posts – junto com a preguiça, é claro. Nesse mês, dei minha opinião sobre gente que se acha mais inteligente por não assistir novela, indiquei algumas boas ferramentas para gerenciar seu tempo e fiz minha retrospectiva literária.

Agora, que rufem os tambores porque lhes vou apresentar os posts mais acessados de 2012!

01 Volta às aulas depois das férias de julho
02 Volta às aulas 2012: 12 dicas
03 Pobre Matemática!
04 Seleção de Posts: Volta às aulas
05 Como eu estudei para o vestibular – Parte 3

Um comentário sobre “Retrospectiva 2012 do Sem Formol

  1. muita coisa acontece durante o ano, né?
    tem coisas que se não fosse meu hábito estranho de ler os arquivos do meu blog, eu nem mais lembraria – mas é bom saber que as memórias, as ideias, etc, estão guardadas em algum lugar, né?

Deixe um comentário

