Como se preparar para a volta às aulas

Eu não sei se disse isso no post anterior, mas nunca sei quando publicar os posts de volta às aulas. Primeiro porque o primeiro dia de aula varia bastante de escola para a escola e de faculdade para faculdade. Segundo porque, excepcionalmente esse ano, por conta da greve, o calendário das universidades federais está complicadíssimo (e muitos leitores do blog estudam em federal). Por conta disso, eu não sabia se faria posts de volta às aulas esse ano ou não. Me decidi por fazer quando percebi que os do ano passado estavam sendo muito acessados esse mês. Talvez eu esteja um pouco atrasada e por isso peço desculpas.

Na segunda, eu fiz um post especialmente para os vestibulandos. O post de hoje é mais geral, acho que serve para qualquer estudante.

1. Reacostume-se a dormir e a acordar cedo

Em geral, não precisamos nos preocupar com horários nas férias e tendemos a não ter uma rotina, ou a criar uma rotina completamente diferente daquela do período letivo. Normalmente, é por isso que fica tão difícil dormir e acordar cedo nos primeiros dias de aula e nosso relógio biológico fica completamente desorientado. Portanto, é melhor reacostumar-se aos poucos, indo para a cama e se levantando um pouco mais cedo todos os dias. O mesmo vale para as refeições: tente comer nos mesmos horários que você come quando está em aula.

2. Anote datas importantes do calendário letivo na sua agenda

Se sua escola/faculdade fornece o calendário letivo – com datas importantes tais como matrícula, início e final do período, feriados e recessos – com antecedência, aproveite para anotar essas datas na sua agenda. É muito interessante ter essa visão geral do período para se programar. Se você não tem uma agenda, considere arranjar uma. Recomendo muitíssimo o Google Calendar, que é gratuito, tem muitas ferramentas interessantes e pode ser sincronizado com a maioria dos apps de agenda tanto para Android quanto para iOS.

3. Organize a papelada do ano anterior

Acredito que o ideal seja fazer isso assim que terminar o ano letivo mas compreendo que às vezes a ânsia por férias é tão grande que tudo o que a gente menos quer é ver coisa da escola/faculdade por perto. Se for esse o caso, não deixe começar um novo período sem antes arquivar o material do semestre anterior. Para tal, você pode usar aqueles arquivos suspensos, pastas sanfonadas ou mesmo pastas bem grandes, dividindo as disciplinas em envelopes plásticos. Outra coisa que eu faço para reduzir espaço, e reaproveitar as folhas em branco, é tirar o espiral dos cadernos e arquivar somente as folhas com anotações.

4. Organize seu material

Seja na escola ou na faculdade, ninguém merece aquele colega chato que pede uma folha aqui, um refil para a lapiseira ali. Não custa tirar um tempinho para verificar o seu material. Você pode usar o método clássico de organização: pegue tudo o que encontrar (mochilas, estojos, canetas, folhas, bloquinhos, etc) e separe em três grupos: para manter, para doar, para jogar fora. Nem preciso falar o que fazer com os dois últimos grupos. Do primeiro grupo, verifique se algo precisa ser consertado ou lavado e o faça o quanto antes. Tendo essa noção do que você tem, faça uma lista do que precisa comprar.

5. Organize sua escrivaninha ou local onde você estuda

Ter um bom lugar para estudar é fundamental. Mesmo que você estude na biblioteca da faculdade, por exemplo, precisa ter um espaço em casa para o fazer também. Não é preciso muito: uma mesa com espaço para espalhar o material, uma cadeira confortável, boa iluminação e ventilação. Se você já tem esse espaço, é hora de dar aquela geral, destralhar, reorganizar e limpar.
Anúncios

3 comentários sobre “Como se preparar para a volta às aulas

  1. Querida! Sempre gosto muito desses posts de organização! Aliás, é um tema que gosto tanto que já estou aderindo no meu blog… Esse é um ano decisivo e sei que preciso estar mega organizada para isso :)

    Beijo grande :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s