E se a dieta começasse na terça?

Reza a lenda que segunda-feira não é um dia legal. A partir do meio dia do domingo, começam a pipocar status e compartilhamentos no Facebook reclamando do fim do final de semana e da chegada iminente da bendita (ou seria melhor maldita?). O drama costuma terminar um pouco mais de 24 horas depois.

Claro que não é uma coisa nova nem exclusiva do nosso excessivamente usado Facebook. No famigerado e vintage Orkut, comunidades do tipo “eu odeio segunda-feira” agregaram milhares de pessoas. Os reclamões também estão no Twitter e no Tumblr e, obviamente, existem desde antes das redes sociais. Eles também estão nas ruas, nas escolas e nos escritórios, mas nem sempre tem voz e/ou espaço nesses lugares para demonstrarem toda a sua insatisfação com um simples dia da semana.

Bem, eu entendo essa depressãozinha que dá quando o final de semana acaba. Afinal, sábados e domingos são bacanas. Ter tempo para fazer o que quiser ou mesmo não fazer nada é maravilhoso. Vocês sabem que eu sou uma grande entusiasta do dolce far niente. Também me deprimo um pouco com o final das minhas férias ou de um feriado prolongado. Mas toda essa negatividade em torno da segunda-feira não é saudável.

O que vou dizer é extremamente óbvio, mas vale lembrar: tem uma segunda-feira a cada sete dias. Eu não sei quanto a vocês, mas para mim, semanalmente é uma frequência elevada. Vocês acham que realmente vale a pena todo esse drama uma vez por semana? Duas vezes por semana para aqueles que começam os trabalhos no domingo. O final de semana já é “curto”, e muita gente perde metade do domingo, ou mais, se lamentando pela segunda-feira que está chegando.

O que eu quero propor nesse texto é um olhar mais positivo em relação à segunda-feira. Já parou para pensar que temos aproximadamente 52 segundas em um ano? Se você não aproveitá-las, estará perdendo cerca de 15% do ano, quase dois meses. Em termos de horas, para ficar assustador, são 1248.

As segundas-feiras podem ser legais se começarmos a encará-las com mais boa vontade. Está ok, o final de semana foi bacana, curti bastante, queria que ele durasse para sempre, mas o tempo passa. Encaremos os fatos. Da mesma forma como a segunda-feira passará em 24 horas, seu sábado também está fadado ao mesmo destino. É inevitável passar por elas, então por que não começar deixando as reclamações de lado?

Muitas vezes, só reclamamos porque temos as redes sociais como veículo de comunicação, porque alguém vai curtir aquele status, dar um retuíte ou um reblog, e nos inflar o ego um pouquinho. Ou porque a pessoa do lado vai concordar mesmo que ela não veja a segunda-feira com tanto desgosto (como eu, por exemplo). Já parou para pensar o quanto essa necessidade de aprovação é boba? Já parou para pensar que, se milhares de pessoas já estão falando de algo tão irrelevante, você não precisa engrossar o coro? É desnecessário ser mais uma pessoa reclamando da segunda-feira e, no final das contas, o único efeito dessas publicações será em você mesmo: você já começa encarando o dia errado, de má vontade. Aliás, é possível também que você comece a ser visto como reclamão (e preguiçoso?) pelas outras pessoas. Não que devamos nos preocupar muito com a opinião alheia, mas às vezes, é bacana refletir se estamos passando uma imagem condizente com quem nós realmente somos.

Acho que parar de reclamar já é um grande passo. Preparar-se com antecedência também. Quero dizer que, muitas vezes, as segundas-feiras são temidas porque há muito o que resolver nelas: aquele pepino do trabalho que você protelou, aquele relatório da faculdade para entregar, o supermercado por fazer, a consulta no dentista, a dieta para começar, a academia que você decidiu retomar… É muita pressão para um dia só. Organizar-se pode ser a solução para muitos problemas, inclusive este.

Procurar resolver todas as pendências possíveis no trabalho ao longo da semana para começar a semana seguinte mais tranquilamente é uma ótima solução e, às vezes, nem exige muito: só um pouco de organização e força de vontade. Organizar-se e definir prioridades são conceitos chave para não deixar as tarefas da faculdade acumularem ou terem de ser feitas em cima do prazo. Se um trabalho é para segunda-feira e outro para quinta, é bem provável que livrar-se daquele com data de entrega mais próxima seja a melhor opção, por exemplo.

Algumas tarefas de segunda-feira são realmente muito chatas porque vêm acompanhadas de toda uma lista gigantesca. Distribuí-las ao longo da semana e mesmo no final de semana pode ser uma boa ideia. Ao invés de deixar o supermercado para a segunda, você pode fazê-lo tranquilamente no sábado, talvez emendando um passeio no shopping ou um cineminha. Se não for urgente, pode deixar para a terça-feira, por exemplo. Dentista, médico e outros compromissos chatos do tipo podem ser marcados nos outros dias da semana, menos carregados de negatividade. Se você odeia tanto a segunda-feira, passar parte dela perdendo tempo em uma sala de espera não vai ajudar o seu caso.

Além disso, costumamos pôr ainda mais pressão sobre esse dia, começando projetos novos de todos os tipos: academia, dieta, reforma da casa, blog novo, projetos no trabalho, TCC, etc etc. Eu entendo que algumas pessoas gostam de usar a segunda-feira como ponto de partida por ser o primeiro dia útil da semana e também por uma questão de hábito. Mas se a sua segunda-feira já for puxada, ou se você tem essa relação ruim com ela, começar um projeto nesse dia pode ser péssimo. Por que não começar a dieta naquele dia em que você se sentiu inspirada por ler coisas a respeito na internet? Você já está motivado, vá lá e comece. Em geral, o melhor dia para começar algo é aquele em que você está realmente a fim. Um bom começo tende a se tornar um bom desenvolvimento e trazer bons resultados. Por isso, quando for começar algo novo, não deixe para começar na segunda ou qualquer outro dia que seja ruim para você. Simplesmente comece.

Sei que o texto já ficou gigantesco, mas acho que ainda tenho algumas dicas para deixar a segunda mais agradável, além das que eu já disse. Para facilitar a vida do leitor, vou resumir tudo na lista abaixo porque listas são amor. ♥

  • Pare de reclamar. Uma postura mais positiva pode ajudar.
  • Procure não deixar problemas e chateações para resolver na segunda-feira, resolvendo tudo o que puder antes do final de semana.
  • Tire alguns minutos ou até horas do fim de semana para adiantar coisas que faria na segunda-feira, como ir ao supermercado ou limpar a casa.
  • Divida grandes tarefas em tarefas menores e as distribua ao longo da semana, ao invés de concentrá-las apenas na segunda.
  • Uma rotina noturna no domingo pode fazer sua segunda começar mais tranquila.
  • Não acorde em cima da hora. Experimente levantar um pouco mais cedo para ter mais tempo para sua rotina matutina ou tomar um café da manhã digno de novela do Manoel Carlos.
  • Tente não deixar para começar projetos grandes ou chatos na segunda-feira, mas sim quando você estiver a fim e motivado a começa-los.
  • Não faça uma to do list gigantesca e bastante improvável de ser cumprida completamente em um único dia. Foque nas três tarefas mais importantes.
  • Faça algo diferente. Por que não chamar seus amigos para comer uma pizza ou assistir um filme? Alguns cinemas e pizzarias fazem inclusive promoções às segundas-feiras. E, se não rolar sair de casa: delivery e Netflix.
  • Cuide de você. Se a semana já começou puxada, faça um escalda-pés, uma hidratação no cabelo, uma máscara facial ou qualquer coisa que te faça se sentir melhor.
  • Aproveite para ler alguns textos inspiradores da Thais (do blog Vida Organizada):
  • Relaxe. Estou lendo o livro do David Allen em que ele explica o método de organização e produtividade GTD – Getting Things Done. Ele sugere, mais de uma vez (para minha surpresa), que é necessário estar relaxado para ser produtivo. Eu concordo.

Salvar

Anúncios

2 comentários sobre “E se a dieta começasse na terça?

  1. Vc escreve muito bem!! Adoro seus textos, e também não vejo nada demais com a pobreza segunda e me irrita muito as pessoas reclamando no face, dá vontade de mandar meio mundo praquele lugar kkkk beijo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s