Lei da Inércia e Produtividade

Dia desses, me peguei pensando em como a ideia da primeira lei de Newton (sim, aquela que você aprendeu em física) pode ser transladada para outro universo completamente diferente e nos dizer um pouco sobre produtividade.

Explicando bem “porcamente”, a primeira lei de Newton (ou lei da inércia) diz que se um corpo está em repouso, ele tende a permanecer em repouso; bem como se estiver em movimento, sua tendência é de permanecer em movimento. Traduzindo em termos de produtividade: se procrastinamos, tendemos a procrastinar cada vez mais. Por outro lado, se estivermos sendo produtivos, a tendência é permanecermos produtivos. Em outras palavras: quanto menos fazemos, menos queremos fazer e vice-e-versa. Isso explica aqueles momentos de preguiça eterna e nossa dificuldade em retomar o ritmo depois de férias, feriados e até mesmo finais de semana. Também explica aqueles (raros) momentos de produtividade intensa.

Já li muitos textos sobre procrastinação e foco e a maioria deles atribui ao sistema límbico a culpa de preferirmos adiar nossas tarefas, o que justifica porque é mais “fácil” permanecer em “repouso” do que em “movimento”.* Mas tenho ainda mais uma explicação, levando em consideração a lei da inércia, que reforça essa facilidade.

A primeira lei de Newton nos diz também que, para passarmos de um estado de repouso para um de movimento – e vice-e-versa -, é necessário a ação de uma força. Em geral, a “força” que atua interrompendo nossos momentos de produtividade intensa é o cansaço. Nosso corpo não aguenta mais realizar tantas atividades e nos avisa. Já para interromper um estado de procrastinação, é mais complicado. Qual “força” seria essa? Nem sempre é fácil encontrar algo que nos motive.

Parece uma comparação boba – e talvez seja -, mas gosto de ver as coisas por esse ângulo. Entender que é natural procrastinar é libertador, reduz nossa culpa, mas também é um alerta: se tendemos à preguiça, devemos estar atentos às forças que nos movem. Saber que o mais difícil é começar e que, depois, nossa tendência será manter-se produtivo pode ser, por si só, uma força motivadora. Um empurrãozinho, se preferir.


* Um desses textos é a matéria Ajuste seu Foco, da Revista Vida Simples, que pode ser encontrada online na íntegra nesse link. Recomendo fortemente a leitura, que explica melhor a questão do sistema límbico e dá algumas dicas para manter o foco.

6 comentários sobre “Lei da Inércia e Produtividade

  1. Você pode resumir essa ação de força numa explicação simples. Exemplo: Inspiração/Potencial de Produtividade = 100%
    Vontade = 40% – 60%
    Motivação = 0%
    Resultado: Ah, não vou fazer isso hoje.

  2. Eu super concordo que um corpo que está em repouso tende a ficar em repouso Um exemplo meu disso é quando falto na faculdade, falto um dia e já quero faltar a semana toda, quando vou um da seguindo do outro começo a ir religiosamente. É como um clico mesmo, se quebrado é difícil voltar a ser como era. ( isso se aplica a atividades físicas também). Enfim, concordo com sua teoria, ela faz sim muito sentido.

    beijos

    mobiliaminima.blogspot.com

  3. Rs, adorei a comparação!
    Engraçado que eu sempre digo pra mim não parar, justamente porque eu sei que se eu parar eu não faço mais nada (mesmo sem nunca ter aplicado a teoria)(e talvez seja por isso que eu tenha tanta dificuldade para dormir!).
    Mas eu me permito parar (as vezes), porque tem dia que eu não rendo mesmo e é mais útil não fazer nada do que tentar fazer alguma coisa (mesmo quando os prazos estão diminuindo e tal…). O problema é sempre voltar depois!
    Achemos essa força que nos tire da inércia!
    Rs ^^

  4. Achei a comparação genial!
    E é realmente libertador pensar que a procrastinação é algo natural, o problema é que encontrar a força vai ficando cada vez mais difícil.
    Queria tanto me identificar menos com o Garfield! hahaha

  5. Dia desses escrevi no meu blog sobre o círculo vicioso em que me encontro: 1. quero fazer – 2. mas são tantas coisas que quero fazer – 3. não tenho tempo – 4. nada é feito – 5. culpa por não tentar – 1. quero fazer – 2. (…)

    O problema é que quanto mais adiamos, mais difícil fica sair desse círculo, desse estado de “repouso”.

    Gostei do texto.

Deixe um comentário

