Morar sozinha: o que fazer quando se sente sozinho

Embora more sozinha há quase quatro anos e tenha até criado uma tag para o tema aqui no blog, não é um assunto sobre o qual eu escreva muito – embora goste muito de ler a respeito. Creio que é porque não moro sozinha o tempo todo – passo quase todos os feriados, finais de semana, além das férias, morando com meus pais como sempre – e ainda tenho muita ajuda dos meus pais para os pepinos domésticos. Mas, hoje, me bateu uma vontade repentina de postar sobre o assunto, porque é sobre algo que aprendi morando sozinha e também é algo pelo qual estou passando.

“Morar sozinho” não é sinônimo de “ser solitário”, porém é mais fácil se sentir só quando não se tem ninguém em casa quando chegamos, ninguém para dizer bom-dia ao acordarmos ou boa-noite quando vamos dormir. Ultimamente, tenho me sentido mais sozinha do que nunca – por motivos que não vêm ao caso – e tenho lançado mão de uma porção de coisas que descobri nesses últimos anos para me sentir melhor. Resolvi, então, reunir essas dicas aqui no blog para outras pessoas que também morem sozinhas ou pretendem fazê-lo.

O que fazer quando se mora sozinho e se sente sozinho

  • Quebre o silêncio, ponha música pra tocar (e cante junto), ligue a TV, fale sozinho, responda ao boa-noite do William Bonner, qualquer coisa vale (menos incomodar os vizinhos). Silêncio é bom, mas pode fazer mal quando nos sentimos sozinhos.
  • Comunique-se com quem está longe.Hoje é tão fácil, existem tantos canais! Se não der pra ligar, mande mensagens ao longo do dia; se tiver tempo, escreva um e-mail longo com cara de carta – ou, por que não, uma carta de verdade. Manter contato com os amigos virtuais também ajuda muito.
  • Convide alguém pra te fazer companhia.
  • Saia de casa e interaja com as pessoas, nem que for ir à padaria da esquina dizer bom-dia para o balconista.
  • Ocupe-se, especialmente com coisas bacanas e que você goste de fazer quando está sozinho. Leia, escreva, assista àquele filme esquisito que mais ninguém gosta, ande pelado pela casa, curta seus  guilty pleasures, aproveite!

 Crédito da foto do topo: Lukreszja

12 comentários sobre “Morar sozinha: o que fazer quando se sente sozinho

  1. Adorei o post. Para o ano que vem já estou me preparando psicologicamente para morar sozinho e leio muita coisa sobre. Eu gosto da solidão as vezes, pois gosto de ter um tempo só meu. Bom, mas por um lado espero não me sentir assim muito, pois ficarei em casa só pra dormir, pois tbm irei aos fds para casa.

    Beijo.

  2. Moro sem minha família há quase 4 anos.. sempre morei com alguém para rachar despesas mas sempre me senti sozinha rs hoje moro com mais três meninas hoje (uma delas minha irmã) e está bem melhor pois sou muito amiga da minha maninha e sentia a falta dela aqui!
    Dessas suas dicas, que ja pratiquei foi sair de casa, mesmo se fosse para sentar sozinha, e sempre passavam pessoas e eu cumprimentava rs me sentia melhor.
    Ocupar a cabeça era o que mais fazia e faço até hoje :)

  3. Oi Dani …
    Eu morei em São Carlos durante 5 anos, na minha graduação, e sempre fui de voltar pouco para a casa da minha família, também tive de trabalhar em várias férias de janeiro e julho, e Sanca virava um deserto, mesmo eu tendo morado com um monte de gente, também me sentia sozinha. Aliás, tenho um verdadeiro pavor de ficar sozinha, então gostei bastante das suas dicas …. Vi a indicação no blog Vida Organizada e adorei seu cantinho. Beijos,
    Anna
    http://www.creyssaphyna.com/

  4. Sabe que existem pesquisas que comprovam que ver gente faz bem?
    Pois é.. quando estiver mal, meio deprê, ir pra casa ficar só não é uma boa ideia. Ir a um café, à padaria, ou a qualquer outro lugar que tenham pessoas já faz a gente se sentir melhor! Incrível, né? Hahaha :)
    Por isso achei tão fantástica a dica de ir à padaria só pra dar oi pro padeiro! :D

    Acho que se eu morasse sozinha iria cada dia chamar um amigo diferente pra dormir na minha casa, ver filme ou só conversar mesmo! Gosto de casa cheia! ^^

    Ótimo post! Adorei! :)
    ;**

  5. Eu também moro sozinha á 2 anos, gosto do silêncio mais as vezes sinto necessidade de alguma alguém para falar ou de musíca para quebrar o gelo. As vezes vou a casa da minha mãe ou irmã, na minha irmã fico uns 30 minutos depois quero voltar para o meu canto porque ela tem 3 filhotes muito barulhentos.
    É legal viver só, ganhei mais experiência sobre a vida, a fazer economia no que toca ao dinheiro e a comida, etc. Bjoooooooooo

  6. Moro sozinha há 2 anos e meio e olha, essas dicas são ótimas. É muito fácil se sentir sozinho, imagine quando você de fato está sozinho.
    Acho que a música animada é o melhor aliado. Sempre que tenho que fazer tarefas domésticas coloco no último volume. Senão acabo desanimando e querendo dormir.
    Mas acho que, no fim, morar sozinha tem vantagens das quais eu não conseguiria mais abrir mão.
    Beijo!

Deixe um comentário

