Desapegando: Feedly

Uma das minhas 14 coisas para ser em 2014 é mais minimalista e tenho procurado aspectos e áreas da minha vida nas quais posso cortar excessos e simplificar. Dia desses, fui organizar meu Feedly e encontrei uma boa oportunidade.

Já lhes expliquei como eu uso o Feedly, em conjunto com o Pocket, nesse post. Basicamente, acesso o aplicativo pelo celular ou tablet e passo pelos posts salvando aquilo que pretendo ler no Pocket. Dificilmente leio algo pelo aplicativo e raramente acesso o site. Sempre uso a lista “all”, que reúne todos os links não lidos. Ou seja: nunca navego pelas categorias.

Já uso o Feedly há alguns meses e esse método tem funcionado muito bem. Entretanto, desde que transferi minhas leituras para o site, o organizei apenas uma vez, criando diversas categorias. Desde então, assinei muitos outros feeds, muitos dos quais não se encaixavam em categoria alguma. Anotei na minha lista de tarefas “organizar os feeds”, mas sempre que pensava no trabalhão que daria, desistia. Foi aí que tive a ideia de simplificar.

Muitas vezes, na ânsia de se organizar, partimos para a opção mais óbvia e com mais cara de organizada. Nesse caso, era a categorização dos sites que eu seguia. Nada mais organizado, certo? Errado. Embora categorizar, setorizar e classificar sejam ações comuns à organização, nem sempre são sinônimos dela. Organizar é encontrar soluções práticas e adequadas à nossa vida. Refletindo sobre meu método, percebi que, para mim, nesse caso, a solução mais organizada não era categorizar. Como eu sempre navego por todos os feeds que acompanho de uma só vez, as categorias eram supérfluas. Além do mais, estavam me impedindo de colocar a mão na massa, pois eu sabia que seria complicado classificar os sites que sigo.

Me desapeguei das categorias e simplifiquei meu processo de organização que, agora, consiste basicamente em, de tempos em tempos, analisar os feeds que assino e decidir, um por um, se continuo os assinando ou não. Daí vem o outro desapego.

Eu seguia 166 feeds, entre blogs, revistas virtuais e tumblrs. Parei de seguir 36: alguns não existem mais, outros não atualizam há meses, outros simplesmente não me interessam mais. Não fazia sentido continuar acompanhando-os e desapegar não foi um problema.


Foto do topo: Melina Souza

5 comentários sobre “Desapegando: Feedly

  1. Eu amei a criação da nova tag porque seus posts sempre me inspiram, e se tem uma coisa que tenho uma dificuldade imensa é “desapegar”. Sou daquelas que deixa links que não são atualizados há dois anos, porque às vezes posso sentir saudade e querer ver de novo.
    E dá pra acreditar que ainda não comecei a usar feeds até hoje? Abro meus favoritos, pastinha por pastinha, e olho se tem alguma coisa. Mas isso muda hoje, janela do feedly aberta pra começar logo. Não dá pra viver mais sem essa tecnologia, né? E vou tentar usar seu método conjunto com o pocket, porque, ao menos, tenho sido uma boa menina e lido e apagado tudo por lá regularmente.

    Beijo! =**

  2. Uhul, é isso aí: desapego. Estou tentando fazer isso ao longo dos meus dias. Ontem mesmo fiz como você: deixei um pouco de lado as categorias do feedly e fui vendo por ALL. Parei de seguir aqueles blogs que eu sempre ignorava as atualizações, e deixei de lado quem não tava mais ativo.

    Adorei a tag nova, tudo a ver com esse lugar aqui <3.

    Um beijo grande!

  3. Deixa eu dizer uma coisa: quero ser organizada como você! Sério mesmo, acho que devo ser a pessoa mais desorganizada da face da terra, e sempre que eu saio de casa deixo um rastro de destruição por onde passo… Minha mãe diz que sempre percebe quando eu já sai, por causa das milhares de coisas pelo caminho. Também uso o Feedly, e por coincidência, antes de ler esse seu post, eu fiz uma limpa nos meus links.Separo o meu por categorias: moda, make, fitnes, decoração, blogs de lifestyle e por aí vai. Deletei sem dó aqueles que fazem milhares de tutoriais de make, aqueles que só exibem o 1º parágrafo e aqueles que não anseio por um post novo, ou fazem décadas que não atualizam. Como saio de casa às 06:00 e chego as 19hs, fica difícil assistir o milésimo vídeo de “esfumado marrom claro com marrom escuro” e aquele em que a blogueira passa duas horas falando besteira e fazendo gracinhas pra pagar de engraçadinha. A minha próxima meta é zerar os saved for later, e peloamordeDeus fazer uma faxina no meu pocket, que esse sim não tem nenhum critério e tá uma zona. Enfim, desculpa o livro, mas só queria deixar registrado. rsrs Adoro seus post's – Bjinhos
    Analice :)

  4. Eu comecei a usar o feedly por que vi aqui e achei super legal. Nunca soube usar o feed e o aplicativo facilitou a beça. Ainda uso as categorias, mas por que ainda não adicionei todos os blogs que eu sigo hahahaha isso ainda está na minha lesta de tarefas! Super curti a nova tag :) Beijos!

Deixe um comentário

