Blog Day 2014

Antes de qualquer coisa: feliz Dia do Blog para todos nós, amantes dessa coisa maluca chamada blogosfera, sejamos blogueiros ou leitores ou blogueiros-leitores!

e6b41-blogday

Agora sim, podemos prosseguir com o post de hoje.

Mesmo que esse seja meu 11º 31/08 como blogueira (pois é, sou velha), não é muito comum eu brincar de Blog Day. Aqui no Sem Formol, foram apenas três posts a respeito e em apenas dois deles eu faço como manda o figurino e indico cinco blogs que conheci e fiquei amando no último ano. Porém, acho a ideia do Blog Day simplesmente maravilhosa e já coloquei no meu Google Calendar esse evento recorrente para sempre porque, enquanto eu blogar, quero comemorar o Dia do Blog indicando blogs bacanas para quem me acompanha conhecer.

Mas esse ano vai ser um bocadinho diferente. Conheci um grupo de blogueiros no Facebook chamado Rotaroots. Quem não faz parte do grupo, provavelmente já o viu sendo citado por aqui em uma das blogagens coletivas. Esse grupo de blogueiros tem a intenção de resgatar o melhor da blogosfera de raiz e, esse ano, decidiram promover o Blog Day e resgatar essa tradição bacanuda.

No hotsite do Blog Day, vocês podem conferir mais sobre a ideia e as regras. Basicamente, os participantes devem publicar um post em seus respectivos blogs no dia 31/08, indicando 5 blogs para cada uma das seguintes categorias: blogs que não saem do meu feed; blogs que eu conheci no Rotaroots e blogs para sair da rotina. Como eu também gosto da ideia de indicar blogs que conheci no último ano, também incluirei essa categoria.

Blogs que não saem do meu feed

Essa categoria é difícil porque, nesses 11 anos, conheci muito blog querido e me apeguei a muitos deles. Alguns não existem mais, mas ainda moram no coração. Outros eu venho redescobrindo graças ao Rotaroots. Cinco deles estão nessa lista e são comandados por algumas das minhas pessoas favoritas da Internet. Um grande beijo estalado na bochecha de vocês. :*

Vida Organizada

Quem aí ama o blog da Thais levanta a mão \o/ \o/ \o/ Não é exagero dizer que o Vida Organizada mudou a vida de muita gente, incluindo a minha. No começo, me apaixonei pelos posts bem escritos e pelas dicas preciosas. Mais tarde, descobri que a pessoa por trás daquele blog também era incrível e a admiração pela Thais e pelo seu trabalho só cresceu.

Maçãs Verdes

Mandy foi entrando sorrateiramente na minha vida e se tornou uma querida. Não sei bem como conhecemos o blog uma da outra, só sei que, por algum tempo, o Maçãs era simplesmente um blog que eu lia vez ou outra e Mandy era a menina com foto de óculos escuros e cabelos molhados como avatar. Hoje, ela é uma amiga, mesmo que quilômetros e mais quilômetros de Brasil nos separe. Também vale dizer que, além de textos deliciosos, Mandy produz tweets completamente retuitáveis (#mandymerepresenta).

Atualização: Mandy agora bloga no amandaarruda.com.

So Contagious

Anna apareceu no meu primeiro Blog Day em 2009 como uma descoberta e nunca mais saiu dos meu feeds ou do meu dia a dia. Conheço pouca gente que escreva tão bem quanto ela ou que tenha um sorriso tão bonito. Seus posts são deliciosos e, muitas vezes, dizem exatamente aquilo que eu queria dizer mas nunca conseguiria achar as palavras certas. Anna sempre as encontra.

Minha vida como ela é

Analu apareceu no último Blog Day. A conheci graças à Anna e, ao contrário do que geralmente acontece, comecei acompanhando-a nas redes sociais para depois descobrir, amar e acompanhar religiosamente seu blog.

Just Lia

Quem leu/lê o blog da Lia levanta a mão \o/ \o/ \o/ Também não é exagero dizer que o Just Lia mudou minha vida e a de muitas meninas que são blogueiras hoje. Ela foi pioneira e mostrou pra gente que, sim, menina pode ter blog e escrever sobre o que quiser (e até viver disso se levar jeito pra coisa de profissionalizar o blog).

Blogs que eu conheci no Rotaroots

Queria muito pegar a lista de blogs participantes do Rotaroots e conhecer um por um. Infelizmente, o dia tem apenas 24 horas e conhecer blogs novos não pode ser uma das minhas prioridades agora. Apesar disso, nesses oito meses em que faço parte desse grupo amor, descobri e redescobri alguns blogs muito bacanas e cinco deles estão aqui. Não vou falar deles individualmente porque, depois de selecionados meus cinco blogs cheguei a uma conclusão: todos eles são blogs adoráveis, com posts deliciosos e layouts maravilindos, além de serem escritos por meninas incríveis que – vejam só a coincidência – têm alguns dos meus cabelos favoritos da blogosfera (?).

BabeePode chamar de DudsAdrika Não ProvoquePequenina Vanilla

Blogs para sair da rotina

A intenção dessa categoria é apresentar blogs de outros nichos, que tratam de temas diferentes dos tratados aqui. Dessa forma, como o Sem Formol é um blog pessoal, tentei escolher blogs com temática bem definida e que tratem de assuntos que me interessam, mas sobre os quais eu não costumo escrever por aqui.

Casa Chaucha

Adoro blogs de decoração e tenho um número considerável deles nos meus feeds. Escolhi o Casa Chaucha para compartilhar com vocês porque eu absolutamente adoro a proposta desse blog argentino. Eles fotografam casas de verdade, que foram decoradas exclusivamente por seus donos. O bacana desse blog é que, além de se inspirar com fotos de ambientes bonitos, também é possível conhecer um pouco dos moradores daquelas casas (e praticar o espanhol).

Como eu realmente…

Adoro quadrinhos e tirinhas e o Como eu realmente… tem sido meu blog favorito do gênero. Nia é uma fofa, desenha lindamente, faz quadrinhos com os quais a gente se identifica (e ri), além de escrever notinhas deliciosas que acompanham as tiras. Além disso, ela aproveita o humor para discutir questões mais sérias e representa lindamente as mulheres cartunistas.

E aí, beleza?

Quando comecei a me interessar mais por beleza, comecei a seguir muitos blogs do gênero. Muitos deles me decepcionaram porque era muito mais do mesmo, todo mundo falando dos mesmos produtos e dando as mesmas opiniões. Alguns se destacaram justamente por serem o oposto: pela boa qualidade e pela originalidade. O blog da Karen é assim e é um dos meus favoritos sobre o assunto.

Saúde na Rotina

Vamos combinar que essa onda fitness que tomou a blogosfera com suas receitas com whey e textos “motivacionais” que fazem qualquer um se sentir um lixo é uma das piores coisas que aconteceram no mundo dos blogs nos últimos tempos. É justamente por isso que gosto do Saúde na Rotina, um blog que fala sobre saúde de uma maneira, digamos, saudável.

Apezinho

Este blog é uma mão na roda pra quem saiu da casa dos pais e agora tem que cuidar do seu próprio cantinho, morando sozinho ou não. Adoro as postagens e já tirei muitas dicas preciosas de lá, vale a pena adicionar aos feeds, mas também dar aquela fuçada boa nos arquivos.

Blogs que conheci no último ano

Como eu disse, queria incluir essa categoria porque, apesar de ter amado de paixão a forma com o Rotaroots nos propôs comemorar o Blog Day esse ano, eu também gosto do jeito antigo e queria compartilhar ainda mais blogs bacanas com vocês. Alguns dos blogs que conheci nos últimos doze meses são os que conheci pelo Rotaroots, mas também conheci alguns endereços bacanas através de outras fontes e aqui compartilho cinco deles com vocês.

Lugar de Mulher

No ano passado, indiquei o Blogueiras Feministas no Blog Day. Infelizmente, este era um dos poucos blogs feministas/com temática feminista que eu conhecia e eu lamentava muito esse fato. Hoje, fico feliz em dizer que conheci muitos blogs sobre o gênero e que vi crescer postagens com essa temática em outros blogs que eu já acompanhava. O Lugar de Mulher é um desses blogs maravilhosos, que tratam do assunto de forma esclarecedora e, muitas vezes, divertida.

Vida Minimalista

Já falei várias vezes aqui no blog sobre como me interesso pelo assunto e sobre como me identifico com esse estilo de vida. Assim como acontecia com o feminismo, eu sentia falta de mais blogs e postagens sobre minimalismo e isso mudou no último ano. Descobri muitos blogs bons sobre o tema no último ano e o Vida Minimalista da Camile é o meu favorito.

Monotarefa

Me tornar monotarefa é um dos meus maiores desafios atualmente e está atrelado a muitos dos meus objetivos de vida. Este blog, além de ter sido uma das inspirações para esta busca, tem me ajudado muito e eu recomendo fortemente a leitura.

Liliane Prata

Eu lia Liliane Prata na Revista Capricho e reencontrei com a moça no livro Três Viúvas. Desde então, redescobri o amor pelos seus textos e passei a segui-la nas redes sociais e a acompanhar seu blog, que tem crônicas excelentes.

FÊliz com a Vida

Esse foi um daqueles blogs que descobri e devorei o arquivo na mesma hora. Fê vive como nômade digital e escreve textos maravilhosos sobre seu estilo de vida, felicidade e outros temas pertinentes.


Bem, pessoal, eu sei que esse post ficou imenso, mas era muito amor pra um post só, então me perdoem e, por favor, visitem e amem esses blogs incríveis junto comigo.


Esse post é um oferecimento do Rotaroots, grupo de blogueiros saudosistas que tentamos resgatar o melhor da blogosfera de raiz. Para ler outras blogagens coletivas, memes e posts especiais rotarooticos acesse a tag: Rotaroots.

Salvar

12 comentários sobre “Blog Day 2014

  1. Vou lamber você pela indicação, sua linda <33333 Também conheci seu blog no Rota, AMO seu jeito de escrever e ele não sai do meu coração <3 <3 Beijo estalado em você também!

  2. Aiiiii, sua linda. <3
    Adorei demais sua lista e vou checar um por um, com certeza (dos que eu não conheço, né, porque temos gostos blogueiros bem parecidos).

    Beijins!

  3. Dani, que delícia de coincidência que nos trouxe até aqui!
    Resolvi repetir a indicação porque seu blog está sempre presente, e a gente se acompanha há tantos anos que achei que era hora de reiterar o carinho e a admiração. Que delícia saber que é tudo recíproco.
    Confio nas suas dicas e já estou engordando meus feeds com seus indicados.
    Feliz dia do blog <3
    beijos

  4. Ei Dani! :)
    Amei estar aqui no BlogDay passado, e amei aparecer de novo! Como eu disse no meu blog, o seu também não sai do meu feed! Ah, já que você falou que curte esse blog de casas decoradas pelos próprios donos, conheço um e amo, quem sabe você também não goste? Veja: http://casaaberta.net/
    Beijos e feliz dia!!!

  5. Adoro essas listas!
    Apesar de amar e incentivar o Blog Day não fiz no meu blog ;/ Não tive tempo pra sentar a bundinha e pensar em 5 pra cada categoria e eu leio vááários blogs ao mesmo tempo que são poucos aqueles que de fato acompanho, tô ali sempre. Ai fica dificil!

    Mas eu vou tirar um tempo pra ler suas indicações e outras boas que vi em outros blogs. Então obrigada desde já, porque sei que vou encontrar coisa boa dentre os blogs que ainda não conheço!

    Bjs!

  6. Awww, obrigada pela indicação, Dani! Fico muito feliz de ser lembrada ao lado de blogs tão fofos :D O Rotaroots é muito amor <3

Deixe um comentário

