Sobre abrir espaço para coisas novas em dezembro e janeiro

Quem costuma ler sobre organização já deve estar bastante familiarizado com o termo declutter, ou destralhamento, que significa livrar-se da tralha. Hoje, quis falar um pouquinho sobre esse assunto aqui no blog porque acho que o destralhamento é especialmente importante nessa época do ano.

O conceito de tralha é que ela é tudo aquilo que não nos serve mais. Parece simples, mas identificar a tralha pode ser bastante complicado. Algumas coisas são claramente lixo e podem (e devem) ser descartadas (ou enviadas para a reciclagem, se possível). Outras, principalmente aquelas que ainda estão em bom estado de conservação, podem parecer úteis mesmo quando, na verdade, não o são porque não são usadas há muito tempo ou sequer foram tocadas. Identificar o que não serve mais pode demandar tempo e reflexão, mas é algo que pode ser treinado e, com o tempo, torna-se mais simples. Além disso, algumas perguntas podem ajudar nesse processo, como:

  • Está quebrado ou estragado? É possível consertar? Vale a pena consertar?
  • Qual foi a última vez que usei? Com que frequência uso?
  • Tenho outro objeto que realize a mesma função?
  • O quanto eu gosto disso? É algo que me traz boas memórias? É algo que me faça feliz?
  • É possível trocar por algo que demande menos espaço/tempo?
  • Alguém poderia fazer um uso melhor disso?
  • Eu poderia fazer um uso melhor do espaço e do tempo que isso me custa?

Além de identificar a tralha, é importante se livrar dela de verdade e, para isso, existem inúmeras opções. Felizmente, escolher o destino da tralha é, ao meu ver, mais simples do que identifica-la. Aquilo que não tem conserto ou utilidade pode ser jogado no lixo ou enviado para a reciclagem. Aquilo que estiver em bom estado de conservação pode ser doado ou vendido. Aquilo que não for necessariamente útil, mas tiver valor sentimental, não precisa ser eliminado, mas pode ser incorporado na decoração e ganhar assim uma função.

Acredito que o destralhamento deva ser realizado constantemente, afinal, o fluxo de coisas para dentro das nossas casas é constante. Estamos sempre recebendo correspondência, ganhando e comprando coisas novas. No final do ano, esse fluxo tende a ser ainda maior por conta do Natal e das promoções de janeiro e é por isso que estou escrevendo esse post, para te convidar a abrir espaço para as coisas novas, livrando-se da tralha.

Eu, pessoalmente, adoro destralhar. A sensação pós-destralhamento é de limpeza, organização e leveza. Sinto-me bem doando para quem precisa aquilo que eu não uso mais. Sinto-me bem jogando fora coisas que só tem ocupado meu espaço e, muitas vezes, meu tempo. Sinto-me bem livrando-se de coisas que não gosto e abrindo espaço para coisas verdadeiramente úteis e que me façam me sentir bem. Acho que essas sensações são muito bem vindas nessa época do ano em que buscamos por renovação. É delicioso começar o ano novo sem a sensação de estar sufocado por coisas desnecessárias. Isso vale também para sentimentos, compromissos, relacionamentos e responsabilidades. Mas essa reflexão eu deixo para você fazer por conta própria.

Se, mesmo tendo bons motivos para destralhar, tendo uma noção de como identificar a tralha e o que fazer com ela depois, você ainda está perdido e não sabe por onde começar, decidi ajuda-lo listando algumas coisas interessantes de destralhar nesse dezembro para começar o ano novo mais leve.

  • Roupas, sapatos e acessórios. Principalmente se você costuma comprar e ganhar roupas, sapatos e acessórios novos nesse época do ano, é bastante positivo fazer uma boa limpeza no guarda-roupa, abrindo espaço para as peças novas e até mesmo orientando suas próximas compras. Aproveite para separar roupas que precisam de reparos e anotar na sua lista de tarefas. Se for possível proceder com o conserto ainda em dezembro, melhor.
  • Maquiagens e cosméticos. Atente-se para os prazos de validade e livre-se sem dó nem piedade de produtos que tenham mudado de cor, cheiro e textura. Aqui também vale o que foi dito para roupas, sapatos e acessórios.
  • Livros. Passe para frente os livros que você não gostou e/ou não acredita que lerá novamente. Além de abrir espaço na estante para livros que você ama e vai de fato ler e reler, você estimula a leitura de outras pessoas. Livre-se de exemplares com traças e proteja os demais. Se você curte ebooks, considere trocar alguns exemplares físicos por suas respectivas versões digitais.
  • Papelada. Mande para a reciclagem tudo o que puder, digitalize tudo o que puder e mantenha apenas aquilo que realmente for necessário manter em papel. Não se esqueça de rasgar ou usar uma fragmentadora ao descartar documentos importantes que contenham informações particulares, senhas, etc. Aproveite a oportunidade para organizar seus arquivos, em especial aqueles documentos que serão necessários no início do ano para matrículas, declaração de imposto de renda, etc.
  • Material escolar. O ano letivo acabou, então aproveite para fazer um limpa e preparar-se para o próximo. Não se esqueça dos arquivos digitais.
  • Revistas e jornais. Principalmente se você é assinante, esse é um bom momento para refletir se vale a pena manter as assinaturas e/ou continuar comprando as versões físicas ao invés das digitais.
  • Brinquedos. Creches e orfanatos estão sempre precisando de doações. Um saco de brinquedos usados porém em bom estado pode fazer o Natal de várias crianças mais feliz.
  • Arquivos digitais. A tralha digital também ocupa espaço e pode reduzir o desempenho dos seus dispositivos, bem como atrapalhar sua produtividade. Comece com sua área de trabalho ou sua caixa de entrada de e-mail.
2 comentários sobre “Sobre abrir espaço para coisas novas em dezembro e janeiro

  1. Eu também acho o sentimento pós-destralhamento muito gostoso! E o espaço que sobra para que você possa se organizar melhor com coisas realmente úteis também é prazeroso. <3

    ternatormenta.blogspot.com

Deixe um comentário

