Umas palavrinhas sobre 2015 (e o fim da graduação)

Escrevi um “ensaio” longuíssimo sobre o azar. Era uma retrospectiva de 2015.

Confesso que, de primeira, desisti do texto por preguiça de termina-lo. Mais tarde, ponderei sobre quem é que leria Textão™ tão imenso sobre as 894132184 absurdas que me aconteceram este ano. Por fim, achei injusto focar no azar nesta retrospectiva. Não que o azar não tenha trabalhado muito neste 2015. Mas é que eu trabalhei mais.

2015 foi um ano terrível. Só que também foi maravilhoso. Foi um daqueles anos que correspondem perfeitamente à metáfora da montanha russa, com subidas sofridas, descidas assustadoras e loopings malucos.

É claro que essa coisa de altos e baixos serve para a vida toda, mas ela foi bem mais intensa nestes anos de faculdade, especialmente neste último, e acho que é por isso que tanta gente diz que estes são os melhores anos da sua vida – afinal, as pessoas adoram uma loucurinha.

Eu, que curto um sossego, termino este ano exausta. Exausta não só da rotina puxada, especialmente neste segundo semestre, mas também da inconstância, da rotina que mudava justamente quando eu estava me acostumando a ela. Exausta porque foi um ano de primeiras e últimas vezes e é sempre complicado iniciar e encerrar ciclos. Exausta porque, enquanto hoje encerra-se somente mais um ano, alguns dias atrás, encerrou-se a fase mais louca, cansativa e incrível da minha vida.

Termino este ano exausta, sim, porém com uma sensação indescritível de dever cumprido, de orgulho e de realização. Não é por um título. Por um diploma. É pelo que ele significa pra mim. É por cada coisa que aprendi, por cada desafio que enfrentei, por cada sacrifício que tive de fazer e por cada passo dado para fora da minha zona de conforto.

Termino este ano ainda mais perdida do que o comecei, só que bem menos ansiosa. Talvez a faculdade tenha me ensinado, bem no finalzinho, mais esta lição.


P.S.: Tem sido complicado postar agora por aqui por causa de toda essa coisa de final de ano, formatura, aniversário, etc. Mas eu volto logo. E com novidades. Feliz 2016 pra vocês!
6 comentários sobre “Umas palavrinhas sobre 2015 (e o fim da graduação)

  1. Olá Dani, sigo seu blog desde quando vc entrou na graduação, enquanto vc estava com o SFNA, eu troquei de blog umas 50093432 vezes e tinha vergonha de comentar, mas isso não importa. A questão é que havia muito tempo que não passava por aqui, quando resolvi acessar, dei de cara com a frase “fim da graduação”. Imagino o quanto você deve estar contente, por isso, eu (sei que não me conhece), desejo muito sucesso a sua carreira e ao seu blog. Parabéns e feliz 2016 pra você! :)

  2. OOi Dani gostei muito do seu texto! Eu estou no terceiro ano da faculdade e já me sinto ansiosa em pensar no meu último ano! Esses anos tem sidos os mais incríveis e terríveis da minha vida! Assim como você muitas vezes me sinto em uma montanha russa, e imagino que quando estiver me formando/ entregando TCC essa sensação vai se triplicar! Eu odeio iniciar e terminar ciclos, é tão mais fácil quando estamos no meio do caminho né? Mas ao mesmo tempo terminar e iniciar sempre gera muito mais expectativas e momentos marcantes…
    Foi a primeira vez que passei por aqui e estou me divertindo lendo suas postagens antigas, super me identifiquei com seu “quem escreve” muito bom!

    Beijinhos e Parabéns pela Formatura!

    Bi

  3. 2015 foi um ano único para muita gente que acompanho na blogosfera… ano de altos e baixos, conquistas e derrotas. Mas todos são unânimes em dizer que saíram de 2015 como pessoas melhores.
    Sucesso em 2016!
    Bj e fk c Deus.
    Nana

  4. Gente, que massa! concluí meu curso esse semestre também e fiquei enlouquecida, euforia pura! :') pensar que sobrevivi ao TCC, aos 4 anos de curso, aos estágios e ainda consegui manter meu relacionamento intacto realmente me faz ver como é intensa essa fase hahaha. Adorei seu blog, aliás! :)) que seu 2016 seja ótimo, cheio de novas oportunidades. Beijo. Lê.

Deixe um comentário

