Linkagem de Segunda #36 (e um pouco do que anda acontecendo por aqui)

Se você está aqui só pelos links (o que eu acho ótimo também), pode pular esta introdução longa, ok?


Rascunhei textos pra cá e pro Medium a semana toda. Ideias não faltaram, mas a execução não poderia ter sido mais falha. Sempre que eu me propunha a escrever, acabava mudando completamente de assunto no meio do texto e, daí, desistindo dele. A bagunça da minha cabeça tem se refletido no que eu escrevo. Por isso mesmo que comecei, ontem, um diário.

Provavelmente, isso não vai vingar. De qualquer forma, achei que valeria a pena tentar. Talvez escrever sem pretensão alguma, algo que só eu e talvez nem eu vá ler, possa me ajudar a botar as ideias no lugar. O blog, no passado, costumava ajudar. Hoje, ele até ajuda um pouco, mas não tenho mais a liberdade de escrever tudo o que quero aqui. O blog se expandiu. Gente da minha “vida real” (muitas aspas aqui, por favor) sabe da existência dele e costuma ler o que escrevo aqui. O Sem Formol tem, pelo menos 700 leitores (baseado nos likes no Facebook). Muita gente completamente aleatória chega aqui por causa do Google. É complicado escrever sem ter noção do alcance que qualquer texto daqui pode ter. Sei que muitas amigas blogueiras “das antigas” têm sentido o mesmo. Sei também que é por causa disso que muitas delas começaram newsletters. Eu ainda não considerei esta opção seriamente, mas pode ser que aconteça. Vocês saberão se for o caso.

De qualquer forma, ainda que continue tudo muito confuso deste lado da tela, a vida tem se acertado, ainda que a passos de tartaruga. Consegui botar em dia a leitura das newsletters, que se acumularam na caixa de entrada. Também estou fazendo um esforço para reduzir substancialmente a quantidade de textos para ler salvos no meu Pocket que, novamente, saiu de controle. Meu notebook voltou do conserto depois de 2 meses. Estou começando a organizar meu quarto e minhas coisas depois de 3 mudanças em menos de 6 meses. Voltei a acordar cedo e acho que estou começando a criar uma rotina, inclusive acordando todos os dias no mesmo horário. Marquei consulta no oftalmologista e na ginecologista. (Porque levei bronca merecida de vocês no Twitter.) Fiquei em 2º lugar num concurso público pro qual eu mal estudei, o que me deu uma injeção de ânimo. Por fim, tive longas conversas com o Lu e com as minhas meninas e li textos maravilhosos que me acalmaram um pouco. A última edição da newsletter (estou obcecada, sim) da Aline Valek foi um deles. Vou, inclusive, me dar a liberdade de compartilhar um trecho aqui.

“Mas apenas seu talento para criar algo assim não basta. Acima de tudo, a aranha sabe esperar. Trabalha muito, trabalha sozinha, constrói algo bem firme e então espera. Tem paciência.

A espera é importante porque, quando o trabalho é bem feito, a recompensa vem. A aranha sabe disso. E espera.”

Bem, é isso que eu queria falar com vocês hoje. Além de, claro, compartilhar os links desta semana. Se você leu esta introdução imensa, obrigada, dá cá um abraço.


Porque eu estou desistindo da blogosfera, Loma Sernaiotto

Por onde anda Cinthya Rachel?, Cinthya Rachel

‘Sou a exceção da exceção’, diz jornalista com microcefalia, Thiago Amâncio na Folha

This stunning birth photo captured something that occurs in less than 1 in 80,000 births, Morgan Shanahan no BuzzFeed

Negative space: on assexuality and atheism, Anne Marquette no The Toast

Autoboicote, Liliane Prata na Cláudia

16 pequenas coisas que você pode fazer por uma pessoa ansiosa, Flora Paul no BuzzFeed

Mulheres e feminismo

Ser mulher é sofrer?, Larissa Lemos no Medium

Unpacking: beleza real, Mari Messias no Lugar de Mulher

9 mulheres inventoras que mudaram o mundo, Lara Vascouto no Lugar de Mulher

Absorventes, revistas femininas e os paradigmas da adolescência, Mariana Ferraz Paulino no Blogueiras Feministas

Cansado de ouvir sobre machismo e racismo? Imagine quem vive isso, Djamila Ribeiro no Lugar de Mulher

Beauvoir não te aguenta mais, Nádia Lapa no Medium

Homem, acalme-se, Renata Correa no Medium

Quantas mulheres você leu?, Lady Sybylla no Momentum Saga

Newsletters da semana

Bobagens Imperdíveis da Aline Valek

No Recreio da Anna Vitória

3 comentários sobre “Linkagem de Segunda #36 (e um pouco do que anda acontecendo por aqui)

Deixe um comentário

