Posso te fazer uma perguntinha rápida?

Já aconteceu com (quase) todo mundo.

Se você estuda/se formou em Direito, provavelmente já foi abordado por um parente, um amigo, talvez até mesmo um semi-desconhecido pedindo um “conselhinho legal”. Médicos e estudantes de Medicina estão sempre sendo perguntados sobre o que este ou aquele sintoma pode significar. Já perdi a conta de quantos textões chateados ou putos de ilustradores com gente que pede “um desenhozinho de graça” eu já li. Meu pai trabalha em banco e vive sendo interpelado sobre empréstimos, investimentos, financiamentos, etc. Eu nunca tive este problema, principalmente porque a maioria das pessoas não faz ideia do que um engenheiro ambiental faz.

Por outro lado, não saber exatamente o que eu estudava/estudei sempre fez com que o espectro de coisas que me perguntam fosse muito grande. Algumas perguntas vêm de uma suposição errada do que é a engenharia ambiental e seriam melhor dirigidas a veterinários, biólogos, jardineiros, médicos e até mesmo decoradores. Outras vêm do fato de as pessoas não registrarem minha graduação por não ser um curso tradicional e simplesmente assumirem que fiz Engenharia Civil ou mesmo Direito (essa eu nunca entendi bem o porquê, mas acontece muito). Por fim, há quem assuma que eu sou simplesmente muito inteligente e entendo sobre absolutamente qualquer assunto. Confesso que este último grupo me deixa ligeiramente envaidecida. Entretanto, nerd como sou (nerd no sentido Hermione Granger), confesso que meu orgulho de Sonserina-Corvinal sempre fica ferido quando eu não sei a resposta, ainda que, racionalmente, eu seja consciente de que eu não preciso, nem conseguiria, saber tudo sobre tudo.

Em muitos casos, estas situações podem ser inofensivas. Algumas pessoas sentem-se envaidecidas de serem procuradas como referência em determinado assunto, mas geralmente isto acontece quando aquele assunto não é algo no qual a pessoa trabalhe profissionalmente. Quando alguém ganha a vida (ou pretende ganhar a vida) oferecendo um determinado serviço ou produto pode se sentir ofendido quando outro lhe pede por aquele serviço ou produto gratuitamente.


O post de hoje estava há alguns meses nos rascunhos do blog. Inicialmente, não quis publicar porque, afinal, são apenas pensamentos soltos, sem muita estrutura, nem mesmo uma conclusão. Só que, recentemente, eu tenho achado ok publicar este tipo de texto no blog e, hoje, uma conversa com a Tety me lembrou deste texto esquecido na pasta de rascunhos e achei que tudo bem aproveitar o BEDA para publicá-lo.
4 comentários sobre “Posso te fazer uma perguntinha rápida?

  1. Meus amigos acham que só porque sou de exatas, sei resolver QUALQUER CONTA de cabeça. Mal sabem eles que passei o curso inteiro com uma calculadora científica na mão.

    • nossa, sim! isso é muito real. e o pior é que eu sou péssima (pruma pessoa de exatas) com aritmética, daí eu sempre respondo algo do gênero “me dá uma integral tripla, mas não me pede pra resolver uma divisão”

  2. Eu não lembro de ter passado por isso, já que as pessoas que convivem comigo não entendem o que é Publicidade e Propaganda. Na verdade é um curso sem importância alguma para quem não é da área ou está totalmente fora da internet. Diferente de Direito, Medicina e Engenharia que são sempre o “orgulho da família”, mesmo quando as pessoas não entendem bem o que cada um desses cursos representa. Coitada de mim. Sempre que passa um comercial na tv que meu irmão não gosta, ele diz: tu estudou pra fazer essa merda, foi? HAHAHAHHAAH! Risadas do Coringa pois batendo a cabeça na parede.

    Porém, já estive do outro lado. O lado chato. Inclusive contigo, perguntando como descartar óleo de cozinha. Lembra? =B

    Beijo, Dani!

  3. Quando eu trabalhava como repórter, as pessoas perguntavam se eu ia aparecer na televisão. E uma das coisas que mais detesto é câmera e microfone.

Deixe um comentário

