Blog Day 2016

Acontecem coisas. Muitas coisas. E eu pensei em deixar este post para lá. A bad é real e a vontade de celebrar o Blog Day é praticamente inexistente. Só que, por outro lado, o tempo não para, a vida continua e se a gente tem que encarar o mundo lá fora, que pelo menos a gente tenha nossos refúgios. E um dos meus é a blogosfera.


Bem, alguém decidiu que hoje é Dia do Blog porque 3108 se parece com a palavra blog. Outra pessoa (ou será que foi a mesma?) achou que seria legal celebrar tal dia indicando cinco blogs que você conheceu no último ano ou qualquer coisa assim. Há dois anos, o grupo de blogueiros Rotaroots (ainda existe?) decidiu agitar as coisas e propôs que, no Dia do Blog, indicássemos cinco blogs que conhecemos no grupo, cinco blogs que não saem do nosso feed e cinco blogs para sair da rotina, isto é, que sejam de nichos/temáticas diferentes do nosso. Esse ano, como não faço mais parte do grupo (e nem sei se ele ainda anda ativo), decidi alterar um pouquinho as categorias, mas ainda assim manter a tradição aqui no blog.


Blogs que conheci no último ano

Cadê meu café?

A Pri (#íntima) é ilustradora e tem um traço lindo e isso já seria motivo o suficiente pra indicar o blog dela. Só que ela também escreve super bem e tem uma linha editorial que é puro amor: bichinhos, feminismo e decoração.

Ancoragem

Conheci a Mayra pela sua newsletter, Amy’s House, que não sei bem quem foi que me indicou, mas que foi uma indicação certeira. Gosto muito da forma como ela escreve e poucas cartinhas depois eu já sentia que a conhecia há anos. Recentemente, descobri que ela tem um blog também e com ele também foi amor à primeira vista.

Vizinha da Capitu

Paloma (ou Passarinha ♥) é presença garantida nos feeds da minha vida há algum tempo já, mas só recentemente fui descobrir seu blog pessoal (não cheguei a ler o Eucentrismo, blog que veio antes do Vizinha da Capitu). Ela é uma moça como muitas de nós e escreve sobre muitos dos temas que nos são caros, como cultura, feminismo e, bem, esta coisa maluca que é viver.

Ela também escreve no Valkírias (site que reúne moças maravilhosas escrevendo sobre cultura pop duma perspectiva feminina e feminista), na Revista Pólen (a revista literária mais linda desta interwebs), no blog da Alpaca Press (coletivo que tem o objetivo de divulgar o trabalho de mulheres artistas) e na newsletter Pássara em Crise.

Blogs que não saem do meu feed

E agora, Isadora?

Acompanho a Isa pela internet há tantos anos que nem me lembro mais. Isa é quem eu quero ser quando crescer (ainda que eu já tenha crescido e a gente tenha quase a mesma idade), é o perfil do Instagram que eu mais pino no meu Pinterest e é um dos blogs que eu mais gosto de ler.

Laila Zin

Eu e Laila descobrimos os blogs mais ou menos na mesma época e pouco tempo depois, descobrimos uma a outra. Ela não sai do meu feed desde o Ensorcelée e, ao contrário deste movimento de abandono da blogosfera que tem acontecido com as “blogueiras do nosso tempo”, ela tem postado cada vez mais, com direito inclusive a BEDA este mês. Laila é uma dessas moças lindas, extremamente criativas e talentosas e é sempre um prazer acompanhá-la por aí.

Ricota Não Derrete

O blog da minha xará Dani tem uma linha editorial muito bacana e que sempre muda um pouquinho conforme ela mesma vai mudando, o que é sempre gostoso de acompanhar. Agora que ela saiu da casa dos pais e está montando sua primeira casinha com o marido, os posts sobre decoração e DIY têm sido bastante frequentes. Mas além disso, Dani escreve sobre moda e beleza, compartilha receitinhas fáceis e rápidas (e possíveis até para quem não sabe cozinhar que nem eu), fala das coisas que tem lido e assistido e o que mais tiver vontade de postar.

Blogs para sair da rotina

Despindo Estórias

Ainda que eu goste bastante de ler, não tenho o hábito, nem gosto muito de acompanhar blogs literários, booktubers, etc. O Despindo Estórias é uma exceção porque amo Tay de paixão e acho que ela e as colaboradoras fazem um trabalho excelente no blog e no canal no YouTube. Em julho, Tay fez um mês todo especial dedicado às mulheres no canal e foi incrível, recomendo que vocês assistam.

Todoist Blog

Nunca dei muita atenção para estes blogs de aplicativos/empresas porque geralmente é só autopropaganda mesmo, mas alguns posts do blog do Todoist apareceram nas minhas recomendações do Pocket e eu acabei gostando bastante. Como eu uso o aplicativo para centralizar quase todo o meu sistema GTD, decidi assinar o feed e não me arrependi. Como o Todoist é uma ferramenta de criação de listas, particularmente to do lists (listas de tarefas), a maioria dos posts é focada em produtividade e administração do tempo, assuntos que eu gosto bastante. Infelizmente, o blog é todo em inglês e não acredito que haja uma versão em português. Correção: há, sim, uma versão em português e vocês podem a conferir clicando aqui.

I Spy DIY

Como já aparece no nome, o foco do I Spy DIY (também em inglês) são projetos de do it yourself (faça você mesmo). Ainda que eu tenha duas mãos esquerdas e não consiga fazer a maior parte dos projetos, acho o blog tão lindo e inspirador que vale a pena acompanhar, nem que seja para ver coisas bonitas (e, quem sabe, se arriscar nos projetinhos mais fáceis).


Espero que vocês tenham gostado das indicações deste ano. Se vocês tiverem outras sugestões e indicações, me contem nos comentários, ok? Até a próxima e feliz Dia do Blog!


Crédito da foto do topo: Tom Eversley
2 comentários sobre “Blog Day 2016

  1. Oi, Daniela, tudo bem?

    Aqui quem fala é Clarissa, Country Manager de Todoist para o Brasil. Achei seu blog por acaso e fiquei bem feliz em saber que você gosta dos conteúdos do nosso blog – somos que nem você, não acreditamos em blogs de empresas que só falam de propaganda, e por isso levamos a sério a tarefa de construir posts com assuntos relevantes e úteis sobre produtividade, gestão do tempo, enfim… qualquer coisa que ajude a tornar a nossa vida mais simples e mais eficiente!
    Aproveito para avisar que temos um blog em português sim: https://blog.todoist.com/pt/
    Nele você vai encontrar muito conteúdo bacana – e vale avisar que muitos dos conteúdos dos posts em inglês estão traduzidos ali também, bem como o conteúdo de alguns autores brasileiros! Espero que goste!

Deixe um comentário

